Sendo um dos doces queridinhos do brasileiro, torta com banana, biscoito, caramelo e chantilly é um dos carros chefe da doceria.
Crocância, cremosidade e maciez. A junção de ingredientes da famosa torta banoffee faz com que a sobremesa tenha se tornado uma das mais consumidas pelos brasileiros. Originária do Reino Unido, a torta traz em sua base bananas, massa de biscoitos e toffee-caramelo (agora entendemos o porquê do nome). Sendo uma das receitas carro-chefe da Doceria Zucker, o chef e proprietário Gabriel Pita relata o porquê do sucesso.
Além do sabor e consistência tão adorados pelas pessoas, a torta conquista a todos por sua aparência e ingredientes acessíveis, afinal, uma das frutas mais consumidas e fáceis de ser encontrada pelos brasileiros é a banana. Para Gabriel, “Uma das poucas frutas que sempre gostei, foi banana nanica. Quando surgiu a fama da banoffee no Brasil, eu fiquei muito animado, pois normalmente os doces com banana são com elas cozidas, e nesse caso, eram frescas!”.
Em um mercado tão competitivo como a confeitaria, como se destacar?
Quem já experimentou a banoffee da Doceria Zucker, sabe que existe algo diferente nela. Ah quem diga que existe um ingrediente secreto, mas segundo o chef, “Na maior parte das vezes, o ingrediente secreto das receitas é o amor, dedicação e bons ingredientes. No caso da Banoffee, eu mesmo e minha equipe selecionamos sempre as melhores bananas, pois elas são as protagonistas da torta. Além disso, um bom doce de leite e um chantilly bem feito fazem toda a diferença do resultado final”. Até mesmo uma simples receita, feita com bons ingredientes resultam em um sabor mais assertivo.
Por falar em ingredientes e receitas simples, o chef nos dá a receita da tão incrível banoffee, que de sabor, não tem nada de simples.
Banoffe by chef Gabriel Pita
400g de doce de leite pronto de boa qualidade (escolha um que seja bem firme)
10 bananas cortadas em rodelas
400g de nata ou creme de leite fresco
1 pacote de biscoito maisena triturado
200g de manteiga
1 colher de chá de cacau em pó para polvilhar
Modo de preparo:
Misture o biscoito triturado (tipo farinha, bem fininho) com a manteiga, com a ponta dos dedos, até formar uma massa lisa. Forre o fundo de uma forma de abrir (fundo falso), e asse por apenas 10 minutos, em forno preaquecido a 180°C. Retire. Deixe a massa esfriar.
Coloque o doce de leite sobre a massa já fria. Alise para ficar plano.
Pique as bananas em rodelas, e distribua-as sobre o doce de leite.
Coloque a nata por cima (se preferir, pode batê-la para deixar em ponto de chantilly), e alise.
Pegue uma peneira pequena, e espalhe a canela por cima passando-a pela peneira, para que pulverize melhor por toda a torta.
Deixe na geladeira por 3 horas antes de desenformar.
E o mais importante, se delicie!
O ato de cozinhar, principalmente na confeitaria, exige muito amor e cuidado, por isso, Gabriel Pita traz como missão, levar qualidade e preço acessível a todos os seus clientes através de suas receitas e preparações em seu negócio. Premiado como 8°melhor confeiteiro do Brasil, Gabriel Pita é natural de Ribeirão Preto, a “Capital do Café” no Interior de São Paulo. A infância de Gabriel foi adoçada pelos doces que sua avó Gessi fazia para a família, aguçando sua curiosidade por essas sobremesas que despertaram sua paixão pela Confeitaria. Gabriel Pita foi também selecionado como 1 dos 10 Chefs-Iniciantes no Campeonato Mundial Yocuta: Jovens Talentos da Cozinha Brasileira 2019, para formação junto de Chef Laurent Suaudeau em parceria com a Nestlé. Realizou também, cursos como Le Cordon Bleu Ottawa e Senac.