Chefs criam e capricham em receitas inusitadas para participarem do 1º Festival Sabores da Montanha

No momento, você está visualizando Chefs criam e capricham em receitas inusitadas para participarem do 1º Festival Sabores da Montanha

Evento reunirá restaurantes e similares de 28 cidades e terá duração de dois meses

Faltando menos de três meses para o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho, chefs de cozinha, pizzaiolos, bartenders, chocolateurs e baristas estão a todo vapor produzindo e caprichando em seus produtos, entre carnes, massas, risotos e pizzas.

O festival será o maior evento do gênero do país em duração e irá reunir diversos municípios dos dois estados simultaneamente. São gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.

Diretamente de Maria da Fé (MG), a Fazenda Maria da Fé inovou e criou um prato que vai dar o que falar, devido ao misto de ingredientes utilizados no preparo, que certamente irão resultar em uma explosão de sabores. O empreendimento inscreveu no festival o seu prato “Mineirice: Café & Queijo”.

Trata-se de um bombom de Alcatra Angus com molho de café especial, acompanhado por risoto de queijo meia cura da região e tuille. O Chef Vinícius Curtts, que idealizou o prato, acrescentou cebola, manteiga, sal e pimenta do reino para conferir um sabor ainda mais especial. Para o molho, ele adicionou farinha de trigo, azeite e café.

Boeuf Bourguignon

Outro destaque do festival será um Boeuf Bourguignon, prato preparado pela Coze (lê-se Cozê), com representação em Campos do Jordão (SP), que possui em seu cardápio mais de 100 opções, entre carnes, massas, peixes, legumes, salgados e sobremesas, que podem ser finalizados em casa ou no trabalho, em poucos minutos, mantendo a altíssima qualidade dos produtos.

Todas as características nutricionais do Boeuf Bourguignon, que estará no festival, são preservadas graças às técnicas europeia e americana cook and chill e à francesa sous-vide, que é o cozimento em baixíssima temperatura, em média 65 graus, entre seis e 12 horas. Consequentemente, o prato é embalado a vácuo, mantendo sua qualidade e textura perfeitas, sem afetar o sabor original. Todos os pratos do cardápio da Coze passam por esse processo.

Para degustar o Boeuf Bourguignon, basta finalizá-lo em um forno micro-ondas ou em banho-maria. É possível armazená-lo em um freezer por até seis meses, sem comprometer a qualidade final, pois estará sempre fresco. Todos os ingredientes utilizados nas receitas são orgânicos e livres de conservantes. São pratos dignos dos melhores restaurantes, no conforto do lar ou no trabalho.

A Coze também possibilita que os clientes também tenham a oportunidade de receber em casa e experimentar as iguarias de famosos e tradicionais restaurantes da capital paulista, como o Paelha do Pepe, o Restaurante Mocotó, especializado em gastronomia sertaneja; o badalado Feijoada do Bolinha e o Samosa & Company, um dos poucos especializados em comida indiana no Brasil. Os produtos também são disponibilizados em restaurantes de hotéis (alguns deles, na recepção, direto para os hóspedes) e pousadas.

Stinco de Cordeiro

Casa Geraldo, de Andradas (MG) criou para o festival o Stinco de Cordeiro, preparado ao molho roti e polenta cremosa. Uma das mais conhecidas e importantes vinícolas do Sul de Minas Gerais, seria natural que a Casa Geraldo utilizasse um de seus vinhos na receita do prato.

Os chefs Henrique Benedetti e Betsaba Maltempi acrescentaram um vinho branco, que deixou a iguaria ainda mais saborosa, além de cebola, cenoura, alho cru, óleo de soja, tomilho, alecrim, salsão, tomate, parmesão, manteiga, fubá, molho roti e azeite de trufas.

O Stinco de Cordeiro será servido aos turistas e moradores de Andradas por meio de um menu de quatro tempos, sendo couvert, entrada, o prato principal e sobremesa inclusos.

Pollo em Minas

A tradicional galinhada mineira ganhará no 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha uma homenagem digna de um dos pratos mais apreciados de Minas Gerais.

Osteria La Pianta, de Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), criou o “Pollo em Minas”, um típico risoto italiano que se entrega às referências mineiras. A Chef Graça Andrietta acrescentou outros elementos icônicos da gastronomia mundial para elevar a experiencia.

A Osteria, que funciona na Pousada La Pianta, agregou calabresa e sobrecoxa defumadas ao arroz arbóreo. As duas iguarias são produzidas pela Manduca Charutaria Artesanal. Tudo isso evolvido por um mix de especiarias. O prato é finalizado com uma sobrecoxa desossada laqueada, com mel apimentado, inspirada no pato de Pequim.

Restaurantes participantes

De acordo com a gerente de Marketing do festival, Jéssica Aquino, até o momento, 27 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, gastrobares, pizzarias, produtores artesanais e vinícolas, já estão inscritos no evento. “Muitos dos restaurantes ainda estão criando receitas, realizando testes e degustações para participar do festival, o que elevará o número de participantes até 31 de março, quando se encerram as inscrições”, explica.

Ainda segundo Jéssica, consequentemente, a quantidade de municípios irá aumentar. “Levando em consideração os restaurantes que ainda enviarão suas inscrições, no total, estimamos em 28 cidades participantes nos dois estados”, concluiu. Até o momento, são 13 municípios confirmados, sendo cinco do estado de São Paulo e oito de Minas Gerais. Confira:

SÃO PAULO:

Campos do Jordão: Coze

Cunha: Espaço Drão Restaurante e Ateliê e Kallas da Serra

Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi

São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria

São Francisco Xaver: Casa da Bella, Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, SP-50 Beer e Villa K2

MINAS GERAIS:

Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle e Restaurante Soberano Steak House

Extrema: Tulha da Serra

Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria e Restaurante Vitória,

Itajubá: The Gustta Foodtruck

Itamonte: Encantamonte

Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé e Pizzaria Casa Rosada

Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta

São Thomé das Letras: Jardim Secreto

Deixe um comentário