Claudia Werneck, defensora incansável da oferta de comunicação inclusiva, lançou o livro como o primeiro no Brasil em 9 formatos acessíveis
Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, é uma jornalista e ativista em Direitos Humanos. Além disso, ela é referência nacional e internacional em comunicação acessível e inclusiva. No dia 24 de abril, lançou o livro Tia Zilda – Histórias de Inclusão no Mercado Municipal da Cidade de Goiás – GO, às 18 horas. Ademais, o lançamento foi realizado pela WVA Editora e Escola de Gente, com apoio da Lei Rouanet.
Com um compromisso sólido com a democratização do acesso ao Livro e à Leitura Inclusiva, a publicação se destaca por oferecer nove formatos acessíveis. Além disso, ela garante que pessoas com diferentes necessidades desfrutem do conteúdo sem barreiras. A equipe disponibilizou cem exemplares gratuitamente no dia 24 de abril, para quem compareceu ao lançamento.
Sobre o livro Tia Zilda – Histórias de Inclusão
Os nove formatos acessíveis incluem Impressão em tinta, Audiolivro e Audiolivro com audiodescrição. Além disso, há PDF com audiodescrição, Arquivo TXT com audiodescrição e Arquivo DOC com audiodescrição. Ademais, a publicação também oferece Vídeo com Libras e legendas, Vídeo em linguagem simples com todo o conteúdo do livro e E-book acessível com descrição de imagens e gráficos. Além disso, a capa contará com um QR Code em relevo, oferecendo acesso rápido aos formatos acessíveis, com uso de wire-o para facilitar o manuseio da obra para pessoas com dificuldade motora.
Claudia Werneck é autora de 14 livros publicados em português, inglês e espanhol, com mais de 500 mil exemplares vendidos. Entre seus clássicos, destacam-se obras como “Quem cabe no seu TODOS?”, “Ninguém mais vai ser bonzinho” e “Um amigo diferente?”. Após 10 anos dedicados à escrita de artigos, ela, finalmente, retorna à escrita. Durante esse período, ela se dedicou à Escola de Gente e ao advocacy pela causa, como ativista que é.
Além disso, o tema deste livro também é inclusão e diversidade – com reflexões que envolvem também o mundo digital durante e depois da covid-19, sempre na perspectiva da educação e da cultura inclusiva. Consequentemente, será o segundo livro símbolo da campanha “Todas as Pessoas têm Direito a Conhecer Todas as Histórias”, lançada em 2011 pela WVA Editora e Escola de Gente. Essa campanha surgiu a partir da constatação de que eram – e continuam – raras as ofertas de livros em formatos acessíveis no Brasil. O primeiro foi o infantil “Sonhos do Dia”.
Todos os formatos do livro estarão disponíveis gratuitamente no premiado aplicativo de cultura acessível “VEM CA”, da Escola de Gente. Além disso, estarão acessíveis nas plataformas digitais da Escola de Gente, promovendo acesso amplo e democrático à leitura. A distribuição gratuita do livro para estudantes de instituições públicas de Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o Brasil ocorrerá. Com isso, a iniciativa alcançará um número significativo de jovens em todo o país. Bibliotecas públicas também receberão exemplares.
