Shows, rifa, bazar e vaquinha online buscam arrecadar recursos para o RAÍZES, evento consagrado por difundir saberes e fazeres tradicionais em saúde
De março a maio de 2025, artistas e coletivos culturais de Alto Paraíso de Goiás e de Brasília promovem uma série de eventos e campanhas beneficentes. Ademais, essas ações visam apoiar o 8ª RAÍZES – Grande Encontro de Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés na Chapada dos Veadeiros. Nesse sentido, a principal ação será a campanha de financiamento coletivo, aberta a doadores de todo o Brasil, através da plataforma online Vakinha. Além disso, a oitava edição do encontro ocorrerá entre os dias 15 e 18 de maio de 2025, ocupando espaços urbanos e rurais de Alto Paraíso e Vila de São Jorge.
Produzido de forma colaborativa desde 2016, o RAÍZES tem a missão de difundir saberes e fazeres tradicionais em saúde no Cerrado, valorizando mestres de tradição oral de todo o Brasil. Embora a organização tenha recebido apoio do Edital de Fomento ao Patrimônio Cultural nº 12/2024 da Política Nacional Aldir Blanc, o encontro ainda precisa de mais recursos. Isso ocorre devido ao aumento crescente de público e ao número de mestres convidados. Na última edição, em 2024, o RAÍZES contou com a participação de 100 guardiões de saberes de tradição oral. Além disso, recebeu um público de cerca de 2.000 pessoas de várias partes do Brasil e do mundo.
Mobilização colaborativa em Goiás e no DF
Os eventos culturais beneficentes em prol do RAÍZES já viraram tradição entre a comunidade artística de Alto Paraíso de Goiás. O primeiro encontro deste ano ocorreu no dia 9 de março, no Barzen Chapada, com rifa, brechó e pockets shows. Além disso, participaram grupos e artistas voluntários como Marinho MC, Baque Mulher Alto Paraíso, Goiana e Mineirinha, Coco das Mulheres, Sapacontrariar, banda TRDGHFMP, DJ Dante e Juju Erê. O próximo evento beneficente na Chapada dos Veadeiros está marcado para o dia 20 de abril, no mesmo local.
Já em Brasília (DF), a Escola de Almas Benzedeiras, parceira do encontro, iniciou uma campanha de doações de roupas e objetos para o Bazar Bendizer, realizado no formato online. Todo o valor arrecadado com o bazar será revertido à realização do 8º RAÍZES. Para reforçar a campanha, durante o mês de abril, a escola realizará uma edição presencial na Feira da Ponta Norte, na Asa Norte.
Vakinha online: campanha de financiamento coletivo
A Três Luas Etnobotânica e Produções Culturais idealiza o RAÍZES, sempre produzindo de forma independente e colaborativa com voluntários, doadores e patrocinadores diversos. Em cada edição, a equipe abre uma campanha de financiamento coletivo na plataforma online Vakinha. Por meio dela, qualquer pessoa pode doar o valor que puder e desejar. Doações também podem ser feitas via PIX e empresas que se interessam pela causa podem atuar como patrocinadoras ou apoiadoras oficiais. Todas as informações sobre como colaborar estão disponíveis no instagram @encontroraizes.


Créditos das Fotos: Bia Carvalho