Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina como manter a dieta equilibrada mesmo com os tradicionais pratos com gostinho de casa das avós
Quando as temperaturas caem, muitos deixam de lado as saladas cruas, os sucos, as frutas e bebidas geladas, e buscam alimentos mais quentes, como sopas, caldos, massas, bolos, que lembram os da casa da mãe ou avós. Pratos que aquecem e que têm relação com as memórias de momentos vividos na infância e trazem aconchego.
A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que faz bem para o corpo e para a alma a busca pela comida afetiva e que ela pode ser feita com equilíbrio. “Podemos comer o que gostamos e que nos dá prazer, e que tenha nutrientes que nosso corpo precisa”, afirma.
Para manter esse equilíbrio, Renata lembra que alimentos frescos, preparados em casa, devem sempre ser a base da alimentação. “Preparações mais pesadas, fritas, com adição de açúcares e bebidas alcoólicas devem sempre ser consumidas de forma esporádica, o que não fará mal à saúde”, diz.
A dica da especialista é avaliar a frequência de consumo de alimentos que não são tão saudáveis. “Pode comer de uma a duas vezes por semana e sem exagero nas quantidades. Fazendo isso, garantimos uma boa base nutricional para proporcionar os nutrientes que nosso corpo precisa, sem renunciar a consumir os alimentos que mais gostamos”, observa.
*A nutricionista dá 5 dicas para manter o aconchego e o equilíbrio:*
– Evite receitas fit ou adaptadas para os alimentos que trazem boas lembranças. Alterar as receitas desrespeita sua memória afetiva.
– Coma alimentos que mantenham um bom aporte de nutrientes. Importante ingerir diariamente itens de todos os grupos.
– Consuma os alimentos afetivos como parte da refeição, como sobremesa, por exemplo. Assim, é possível manter uma boa base alimentar e ingerir os pratos afetivos em menor quantidade.
– Não espere juntar a fome com a vontade de comer! Preferencialmente, faça o consumo dos alimentos afetivos em momentos em que você não está com tanta fome, para ajudar a evitar o consumo de quantidades exageradas.
– Mantenha-se hidratado. Uma boa ingestão de água também ajuda a melhorar a ingestão dos alimentos. Beba água de forma fracionada ao longo do dia.