Ex-república iugoslava, a Sérvia tem como capital Belgrado, ponto de partida mais comum das viagens pelo país. Uma de suas principais atrações é o parque de Kalemegdan e as suas ruínas romanas do século I – aliás, você sabia que muitos imperadores romanos nasceram em territórios hoje considerados sérvios?
Mas a capital também guarda muitas heranças da ocupação do Império Otomano. Uma delas é o Templo de São Sava, maior templo ortodoxo do mundo e também uma das dez maiores igrejas. Aqui, vale mencionar que os sérvios são majoritariamente cristãos.
Os otomanos também foram responsáveis pela construção de mais de trinta monastérios no desfiladeiro de Ovčarsko-Kablar. Restaram dez, além de uma igreja e uma caverna sagrada. Mas o lugar também atrai visitantes pelas águas termais a 37°C e pelos lagos formados entre as montanhas.
Outra famosa paisagem natural sérvia é a nascente de Krupaj, no leste do país, que forma uma cachoeira bonita, mas congelante: aqui, a temperatura da água fica em torno dos 9°C. O lugar fica a pouco menos de duas horas da Fortaleza de Ram, uma das mais antigas do país. Construída no século 15 às margens do Rio Danúbio, ela é aberta para visitação: a dica é ir no final da tarde para garantir uma vista privilegiada do pôr do sol.
Fotos milinko.radosavljevic, yury_mescherskiy, koksenberg e ramfortress