O projeto da estante indicada ao prêmio teve início com uma grade de berço de madeira que foi descartada; a designer Ráisa Guerra é conhecida por sua criatividade e compromisso em desmistificar a decoração como algo caro ou inacessível
A designer de interiores e jornalista Ráisa Guerra conquistou, nos últimos anos, centenas de milhares de seguidores nas redes sociais com vídeos do seu trabalho, que ressignifica o uso de materiais cotidianos na decoração. A pegada DIY é o cerne do conteúdo: pedaços de móveis antigos viram peças novas e móveis novos são usados de forma não convencional.
Em meio às transformações, uma delas fez muito sucesso entre os mais de 4 milhões de seguidores em suas redes sociais: uma grade de berço de madeira, descartada no lixo, se transformou em uma estante versátil, com espaço de armazenamento e organização para diversos itens. “Além de reutilizar o material que seria descartado, mantive a simplicidade como linha principal desse projeto, aproveitando todas as partes de meia chapa de MDF, utilizando poucos parafusos e alguns encaixes”, explicou Ráisa. A versatilidade da estante chamou a atenção – e o projeto não saiu mais da cabeça da designer.
Foi, então, que surgiu a ideia da Estante Kis, sigla para “keep it simple” (“mantenha simples”): a estante feita com grade de berço teve seu desenho aprimorado, material repensado e foi refeita. E foi assim que um desenho de mobiliário feito com “lixo” garantiu a indicação de Ráisa ao Prêmio Salão Design 2023.
A mais tradicional premiação brasileira no design de móveis viu potencial na Estante Kis, que concorre na categoria “Uso de Painel”, que reconhece o uso excepcional de estruturas de painéis de madeira reconstituída (MDP/MDF) com revestimentos melamínicos em qualquer acabamento, exceto branco.
A inovação dos projetos da designer, criadora de conteúdo do Mania de Decoração – presente em plataformas como o Instagram, TikTok e Youtube -, agora, com a indicação ao Prêmio, é reconhecida. Mas a criatividade, o compromisso em desmistificar a decoração como algo caro ou inacessível e a importância da sustentabilidade mostram que, agora e sempre, tem espaço.
Sobre o prêmio
O Prêmio Salão Design, realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1988, já atraiu mais de 15.000 projetos ao longo de seus 35 anos de história.
Os vencedores de 2023 serão selecionados por um painel de jurados renomados, incluindo Adélia Borges (crítica de design, historiadora de design e curadora independente), Cris Bava (CasaCor), Paulo Biacchi (designer de produtos), Thaís Lauton (Casa e Jardim) e Winnie Bastian (curadora e produtora de conteúdo).
Os premiados desta edição terão a oportunidade de expor suas peças durante a feira Movelsul Brasil, que acontecerá de 28 a 31 de agosto, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.