Dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Médico-Veterinário, profissional responsável por cuidar da saúde de mais de 139,3 milhões de pets ao redor do Brasil, segundo a Pet Brasil. Além disso, são mais de 155 mil Médicos-Veterinários formados e que atuam em 80 carreiras diferentes no país. Ainda, segundo levantamento do Ministério da Educação, o Brasil é, hoje, um dos principais países formadores de Médicos-Veterinários no mundo, com mais de 460 universidades que oferecem o curso, à frente de mercados como os Estados Unidos, Alemanha, Itália e Reino Unido.
Com tantos profissionais formados no Brasil, que gatos e cães são as espécies preferidas, não só do país mas do mundo, e que precisam de cuidados especiais, não é novidade para ninguém. Mas nem sempre os tutores compreendem a importância da Medicina Veterinária preventiva e a necessidade de realizar check-ups regulares nos pets, assim como acontece na rotina humana.
Hoje no Brasil, 40% dos tutores de gatos, por exemplo, não levam seus felinos para consultas periódicas e frequentemente usam a internet como um meio de diagnósticos e de tratamentos, de acordo com estudo recente realizado pelo IBPAD. Esse tipo de recurso online pode ter um impacto negativo direto na saúde do pet, uma vez que sem o acompanhamento de um profissional não é possível fazer uma avaliação adequada e muitos pets, especialmente os gatos, não demonstram quando algo não vai bem com a sua saúde.
Além dos cuidados na primeira fase de vida, os Médicos-Veterinários são essenciais para o acompanhamento e a manutenção da saúde de gatos e de cães, com foco em seu bem-estar e longevidade, visando prevenir e tratar sensibilidades ou problemas de saúde.
Descubra como um check-up funciona e os principais pontos que são avaliados:
- Histórico do pet: sua rotina alimentar, seus comportamentos e sintomas, se houverem, sua rotina do dia a dia e aspectos da urina e fezes;
- Exame físico: serve para avaliar todos os aspectos físicos do animal, como peso, porte, saúde bucal, pelagem, batimentos cardíacos entre outros;
- Exames laboratoriais: é comum que caso o pet apresente algum sintoma, ou em um check up, que o Médico-Veterinário peça uma série de exames para melhor avaliação do paciente, o e, em caso de doença, que o tratamento mais indicado seja realizado;
- Exames de imagem: para uma melhor avaliação ósteo-articular, abdominal ou torácica, por exemplo, é comum realizar exames de raio x, ultrassom ou ressonância magnética, em busca de alterações caso o médico-veterinário suspeite de alguma alteração;
- Vacinação e controle de endo e ectoparasitas: além de todas as questões rotineiras, as vacinas e antiparasitários colaboram nos cuidados extras com a saúde do pet, como a prevenção de inúmeras doenças. Porém, mesmo assim, muitos tutores não se atentam aos calendários de vacinação e vermifugação de seus pets.
A participação do Médico-Veterinário deve ser frequente ao longo da vida dos pets; não só para a prevenção de doenças, mas manter um relacionamento próximo de um profissional pode contribuir para que o tutor entenda os comportamentos de seu pet e as melhores formas de mantê-lo saudável, promovendo assim diversos benefícios oriundos da interação humano-animal e a guarda responsável.
Fotos reprodução