A exposição de desenhos “Campos Vicejantes”, com 30 obras do Dr. Jorge Paschoal, médico otorrinolaringologista integrante da sexta turma de Medicina da Unicamp (1968), estará em exibição no Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça & Pescoço — IOU a partir do dia 22 de julho. A mostra faz parte das ações de lançamento do Instituto e também presenteia a cidade de Campinas no seu aniversário de 248 anos.
Para o Dr. Jorge Paschoal, que acaba de aposentar-se como docente da Unicamp, a exposição marca ainda uma celebração pessoal, que é a sua despedida da universidade depois de uma vida inteira dedicada aos pacientes do Hospital de Clínicas e aos alunos da Faculdade de Ciências Médicas. “Neste cenário, não haveria ocasião e nem local mais apropriado para mostrar os trabalhos artísticos deste admirável médico, professor e artista”, enfatiza o anfitrião Dr. Agrício Crespo, diretor do IOU e ex-aluno do Dr. Paschoal no curso de Otorrinolaringologia.
A mostra, instalada no átrio do 2º piso do IOU, reúne 30 desenhos com a técnica pastel oleoso e apresenta uma pluralidade de cores, motivos e emoções. Entre as obras estão quatro criações que representam a vivência do autor na Unicamp. Os desenhos das fachadas da Maternidade de Campinas e da Santa Casa — que sediaram a Faculdade de Medicina antes da criação do campus da Unicamp –, do Hospital de Clínicas e do IOU sintetizam as principais fases da carreira do médico. Estes quatro trabalhos são uma doação do autor para o Instituto de Otorrinolaringologia na Unicamp, que os manterá expostos em local de destaque mesmo após o encerramento do evento Campos Vicejantes.
Obras recém-finalizadas dividirão a atenção dos visitantes com coletâneas anteriores do mesmo autor. Dr. Paschoal destaca a dupla de desenhos Adão e Eva, que já estiveram em outras exposições. Ele contou que apreciadores de arte já quiseram adquirir as duas obras, mas ele sempre respondia, bem-humorado: “Deixa elas ficarem comigo mais um pouco”. Perguntado se no evento Campos Vicejantes elas estarão à venda, o Dr. disse: “Vai depender do meu sentimento na hora”, brincou.
Embora sinta apego pelas suas criações, Dr. Paschoal gosta de dividir o resultado do seu talento com outras pessoas. Há desenhos compondo ambientes de residências até em outros países, como Itália e França, onde moram pessoas a quem o médico presenteou com alguns exemplares.
A rotina corrida dos anos anteriores não impediu o médico que realizasse exposições dos seus trabalhos. Instituições como SESC, SENAC, Estação Cultura de Campinas e a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp já exibiram suas produções.
A exposição Campos Vicejantes ficará em cartaz até 22 de agosto. Após o lançamento, a mostra poderá ser visitada mediante agendamento pelo WhatsApp: (19) 97116-2401.