A 53ª edição do evento, que será realizado entre os dias 23, 24 e 25 de agosto, terá campeonatos, eleição da rainha da neve e shows durante a programação.
A 53ª edição da Festa Nacional da Neve se aproxima com grandes novidades. Programada para o fim de semana prolongado dos dias 23, 24 e 25 de agosto, o evento busca retomar as diversas atividades típicas que caracterizaram Bariloche como uma cidade de montanha.
Em recentes declarações, o secretário de Turismo municipal, Sergio Herrero, destacou o esforço por recuperar as tradicionais atividades que deram identidade ao destino durante anos. “Estamos trabalhando fortemente para que os vizinhos voltem a desfrutar de sua festa, valorizando o trabalho dos pioneiros que com seu esforço forjaram o que hoje é San Carlos de Bariloche”, afirmou.
O secretário reforçou ainda: “Também queremos que a festa seja uma oportunidade para que os turistas que nos visitam possam conhecer mais de perto a história e a cultura da nossa cidade”. Além disso, destacou que a decisão de celebrar nesta data não só coincide com os dias do feriado, mas também com o Dia da Criança, o que permitirá que todas as crianças de Bariloche desfrutem de um tempo muito especial.
Artistas confirmados
Até o momento, a agenda musical confirmada tem artistas como Emanero, Tobi Dolezor, Trueno e Álvaro Novoa. O primeiro compartilhou palco com artistas como Tiro de Gracia e Vico C, lançou o álbum “Arjé” em 2009 com colaborações de destacados músicos e participou em campanhas contra o bullying. Nos últimos anos, continua se destacando com sucessos, como o álbum “Tres” em 2014 e o recente single “ADN” com Ruggero, em 2024, mostrando sua versatilidade em gêneros como rap e pop.
Por sua vez, Tobi Dolezor, conhecido como Tobi, é um cantor e rapper argentino nascido em Dina Huapi, Rio Negro, em 2000. Começou sua carreira musical em 2017, com sucessos como “Alcohol” e colaborações destacadas com artistas como Tiago PZK e Lit Killah. Seus álbuns “Atrapado en las colinas” (2021) e “Metamorfosis” (2024) consolidaram sua posição na cena do rap argentino, abordando temas de transformação pessoal e artística.
Já Trueno ganhou muita relevância ao gravar as “BZRP Freestyle Sessions, Vol. 6” e “BZRP Music Sessions, Vol. 16”. Após vencer os torneios Freestyle Master Series da Argentina e a edição argentina da Batalla de Gallos da Red Bull.
Finalmente, vai se apresentar o artista beatbox local Álvaro Novoa (Álvaro Novox), que trará sua marca ao palco principal.
A programação se completa com a apresentação de outros artistas da cidade, com a animação de apresentadores locais, que aportarão seu profissionalismo e darão um toque especial ao evento. Participarão também influenciadores para potencializar o impacto desta festa por meio de suas redes sociais.
Rainha da Neve
Sem dúvida, um dos momentos mais esperados durante a Festa será a eleição da Rainha da Neve. O concurso, que foi realizado pela última vez em 2018, volta para coroar a nova embaixadora da cidade.
A atual gestão municipal apoiou fortemente o retorno da eleição da Rainha da cidade, entendendo que a nova embaixadora desenvolverá um trabalho estratégico para não só representar o destino, mas também para articular seu papel nos esforços de promoção do local.
Corrida de garçons, concurso de lenhadores e outras propostas
Entre as atividades que retornam nesta edição estão o Concurso de Lenhadores, a Corrida de Garçons e o emblemático Concurso do Pulôver, apoiado por uma empresa local de lãs e a participação de tricoteiras da comunidade.
A Corrida de Garçons é uma das competições mais esperadas. Organizada pela União dos Trabalhadores Hoteleiros e Gastronômicos da República Argentina (UTHGRA), reúne participantes não só de Bariloche, mas também de outras regiões da Argentina e países vizinhos.
Esta competição tão acirrada não só põe à prova a rapidez e habilidade dos garçons em um circuito urbano desafiador, mas também celebra a hospitalidade e o serviço que caracterizam o setor gastronômico da cidade.
O Concurso de Lenhadores é uma manifestação da destreza dos lenhadores locais. Os competidores mostram sua habilidade em provas que vão desde o corte de troncos até o manejo preciso da motosserra. Mais que uma competição, o concurso é uma homenagem à história e ao trabalho duro daqueles que contribuem para o sustento e a identidade da região.
O Concurso do Pulôver é outra das atividades representativas da Festa Nacional da Neve, destacando o artesanato local do tricô de lã. Tricoteiras de Bariloche e localidades próximas mostrarão suas criações em diversas categorias e serão valorizadas pela originalidade, técnica e design.
Para mais informações de Bariloche, visite:
Instagram @barilochebrasil e @barilochear
barilocheturismo.gob.ar/br/home
Facebook @BarilochePatagoniaBR