Filarmônica de Goiás faz concerto especial para pessoas com Síndrome de Down

No momento, você está visualizando Filarmônica de Goiás faz concerto especial para pessoas com Síndrome de Down

Com ferramentas para um espetáculo sensorial, a orquestra faz apresentação gratuita nesta quinta-feira (23/03) sob a regência da maestra Mariana Menezes

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza, nesta quinta-feira (23/03), uma apresentação especial para pessoas com Síndrome de Down. Para organizar o concerto “Sentir a Música”, a OFG contou com a assessoria do curso de graduação em Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e apoio da Associação Down de Goiás. A apresentação será no palco do Centro Cultural da UFG, a partir das 20h, com entrada gratuita.

Sob regência da maestra Mariana Menezes, a Filarmônica apresentará um concerto sensorial, com música e dança. “Será uma experimentação acústica, que envolve uma disposição não-convencional dos instrumentos dentro e fora do palco. Também uniremos forças com os bailarinos do Núcleo de Dança da Escola do Futuro de Goiás”, explica a maestra.

Para Mariana Menezes, a música desperta muitos sentimentos, emoções e também comunica. “Queremos, por meio do Projeto Raízes, gerar oportunidades de escuta, de esperança e de acolhimento para esse e para tantos outros públicos. Queremos recebê-los neste momento do Dia Internacional da Síndrome de Down para celebrá-los e para mostrar que somos parte da mesma comunidade, para nos acolhermos uns aos outros”, pondera.

Programa
A Orquestra Filarmônica de Goiás escolheu a Sinfonia Singular de Franz Berwald para o programa deste concerto voltado para pessoas com Síndrome de Down. É uma sinfonia, como o próprio nome ressalta, singular em muitos aspectos. Ao invés do habitual formato de sinfonia em quatro partes, a Sinfonia Singular apresenta três momentos musicais, em que o segundo possui um movimento rápido (Scherzo), mas que se encontra rodeado dos dois lados por um movimento lento.

A singularidade também se encontra na composição harmônica da obra. É uma narrativa musical deslumbrante que brota das mais variadas combinações sonoras escolhidas pelo compositor, que se encontrava tão à frente do seu tempo e foi, como muitos outros gênios na música, um incompreendido.

A Orquestra Filarmônica de Goiás é mantida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Foto: Secti

Filarmônica de Goiás faz concerto especial para pessoas com Síndrome de Down
Quando: quinta-feira (23/03), às 20h
Onde: Centro Cultural UFG (CCUFG), Av. Universitária, 1533, Setor Universitário, Goiânia (GO)
Ingresso: Entrada gratuita

Deixe um comentário