Como parte das comemorações aos 40 anos do empreendimento, iniciativa reafirma papel do shopping como apoiador da arte e da cultura
Um dos artistas contemporâneos mais reverenciados da atualidade, Ernesto Neto, terá sua obra permanentemente instalada em Goiânia. Ele estará na capital no dia 9 de março, quando participa de um coquetel para a entrega da escultura Camelocama, cédula da icônica obra Dengo, que poderá ser conferida no Piso 3, do Flamboyant Shopping Center, próximo a Louis Vuitton. A iniciativa é parte das comemorações aos 40 anos do primeiro shopping do Estado, que traz em sua história, uma importante trajetória de apoio às artes e incentivo à cultura.
Celebrando essa trajetória, a obra de arte, que marca uma das assinaturas mais emblemáticas de Ernesto Neto, chega com a proposta de envolver e abarcar, materializando uma concepção que inspira descanso, contemplação e estímulo a novas percepções. “É um conceito que nos inspira, pois assim como a arte em suas infinitas formas de expressão, entendemos o shopping como um organismo vivo, em constante renovação. O nosso compromisso é manter o Flamboyant como um espaço de experiências. Queremos ampliar as possibilidades de interação de todas as pessoas que nos visitam diariamente. A chegada da escultura do Ernesto vem como um marco importante nesse caminho, pois acreditamos no papel da arte como agente ativo de desenvolvimento e transformação”, define a acionista do Grupo Flamboyant Isadora Louza.
Nome expoente no meio artístico, Ernesto Neto traz na carreira importantes exposições individuais nos museus e galerias mais disputados do mundo, com destaque para cidades como Nova Iorque e Houston, nos Estados Unidos; Joanesburgo, na África do Sul; São Paulo e Buenos Aires, na América do Sul; além da Europa em cidades como Barcelona, Finlândia e Bilbau. O artista ainda tem trabalhos em importantes coleções públicas em países como Japão, Espanha, França, Suíça, México, Estados Unidos, Suécia, Holanda, Qatar, Reino Unido e outros.
Interação e arquitetura sensorial no shopping
O trabalho de Ernesto Neto envolve principalmente instalações e esculturas, e mantém um diálogo longevo com as interações espaciais promovidas pela arquitetura. Em Camelocama, que ficará no piso 3 do Flamboyant Shopping, o artista apresenta a construção de um espaço lúdico, repleto de estímulo e cores, utilizando a gravidade como elemento central. A proposta é que o público se relacione com a obra de arte das mais diversas formas, da contemplação a uma interação que ative os cinco sentidos.
O artista produz esculturas e grandes instalações imersivas, utilizando de técnicas artesanais como o crochê para compor estruturas flexíveis. Com isso, o resultado arquitetônico que chega à cidade, não impõe paredes ou bloqueios. Ao contrário, é uma concepção que convida o público a deitar sobre a enorme cama de bolas ou a passear pelas gotas pendentes como quem caminha por debaixo de uma imensa árvore.
“A escolha do nome do shopping se deu em função de na época de sua fundação, o flamboyant ser uma das árvores mais abundantes da cidade, representando um símbolo da identidade goianiense. O interessante das obras de arte é que cada um pode, a partir de seu repertório, fazer suas próprias associações e interpretações. Assim que vimos a Camelocama, ela nos remeteu à árvore flamboyant. Acolhedora e vibrante. Associamos também à árvore da vida, com as lições da natureza, seus ciclos e possibilidade dos frutos. E assim nos vinculamos com ela. Esperamos que cada um de nossos clientes possa, assim como nós, exercer sua criatividade e, nessa brincadeira, ter uma boa experiência de vínculos com o shopping e porque não, com a cidade”, destaca a acionista do Grupo Flamboyant Isadora Louza.
Camelocama, que originalmente fez parte da exposição Dengo, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2010, foi a primeira mostra do artista inteiramente realizada em crochê. O cuidado foi pensar no público, não como observador apenas, mas incorporado ao projeto em espaços para serem percorridos, atravessados e habitados. Além disso, há embutido nos espaços de Ernesto, uma relação com a natureza, seja nas formas orgânicas que as estruturas assumem, seja no acolhimento que as instalações oferecem.