Iniciativa é assinada pelo Grupo Flamboyant, que convidou a renomada artista visual Ananda Nahú para materializar uma obra inspirada em Goiânia. Arte ficará instalada na futura central da Flamboyant Urbanismo. A artista é reconhecida entre as mais influentes do Brasil pela CNN Style e pela editora Phaidon
Muralismo, um movimento artístico que ganha cada vez mais projeção, é a escolha do Grupo Flamboyant para uma nova intervenção artística na capital goiana. Desta vez, a artista brasileira de influência internacional Ananda Nahú foi convidada a representar importantes referências da cultura goiana em um intenso processo criativo, que promete dar forma à maior arte 3D da América Latina. O local escolhido é a futura central da Flamboyant Urbanismo que, aos poucos, ganha contornos de um gigantesco mural, repleto de elementos que evocam a goianidade. A obra de arte ainda prevê uma instalação artística em lonas de 360 graus, que se estenderão pela fachada do empreendimento. Enquanto ganha vida, o mural de arte a céu aberto segue sendo pintado à mão pela artista.
Com uma paleta de tons flamejantes, que varia do vermelho ao dourado, a obra evidencia elementos como o pôr do sol, a terra fértil e as riquezas produzidas no Estado, numa intensa alusão ao crescimento que floresce em Goiânia. A natureza é representada de várias formas, destacando o flamboyant, árvore típica da cidade, enquanto a força e a cultura do artesanato são celebradas em trançados que remetem à palha, valorizando o apreço por trabalhos manuais. A aplicação das lonas, que ocorrerá em fase posterior, tem como proposta agregar movimento e estética, refletindo a moda, a sofisticação e o design, tão valorizados no mercado goiano.
Com quase duas décadas de carreira, Ananda Nahú é pintora, muralista e artista, reconhecida pelo multiculturalismo visual. Sua obra se destaca pelo extenso estudo de referências antropológicas, que conferem um estilo inconfundível. Especializando-se em valorizar traços culturais de diferentes sociedades, Ananda é reconhecida por resgatar a história da arte das diversas nacionalidades para a contemporaneidade, ressignificando antigas manifestações artísticas para atender às necessidades de expressão da atualidade.
“O trabalho exclusivo que estamos desenvolvendo em Goiânia é pensando para celebrar essa diversidade de valores. Minha arte defende o propósito de representar elementos que criem conexão com cada cidade. Queremos que as pessoas se sintam em casa ao ver o mural, pois as referências são do Estado e de uma empresa que faz parte da história de transformação da cidade em vários aspectos. O urbanismo nada mais é do que a organização dos espaços ao passo que o mural organiza importantes traços da cultura, numa materialização urbana que se traduz em arte”, antecipa a Ananda sobre sua inspiração e processo criativo.