Goiás Turismo lança Plano Estratégico Estadual de Turismo

No momento, você está visualizando Goiás Turismo lança Plano Estratégico Estadual de Turismo

Documento foi apresentado em solenidade que reuniu representantes de mais de 60 municípios goianos, empresários e autoridades.

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com o Sebrae – GO, lançou, nesta quarta-feira (03/04), o novo Plano Estratégico Estadual de Turismo. O documento foi apresentado, em solenidade realizada no Centro de Convenções de Goiânia, para autoridades, representantes do trade turístico, entidades, empresários e gestores municipais das 12 regiões turísticas do estado.

O estudo, que irá nortear as ações de desenvolvimento do turismo goiano nos próximos anos, foi realizado com ferramentas de gestão, expondo as oportunidades que Goiás apresenta neste setor. A análise foi feita por uma consultoria especializada em estratégias e soluções tecnológicas para gestão de destinos turísticos, contratada pela Goiás Turismo.

Segundo o documento, o objetivo do Plano é fazer com que Goiás seja reconhecido como um destino naturalmente importante, sendo o turismo um impulsionador da economia, com a valorização da cultura regional e preservação da biodiversidade. O levantamento mostra que o estado tem potencial para se despontar no turismo graças à sua diversidade de atrativos. O Plano aponta para adoção de 6 programas estratégicos, divididos em 3 eixos: melhoria da oferta turística; fortalecimento da promoção, comercialização e da governança do destino.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, ressaltou a importância do planejamento aos gestores públicos e empresários do trade turístico. “Nós vamos lutar muito para que tudo isso saia do papel. É um desafio da Goiás Turismo e de vocês. Sabemos o que precisa melhorar e vamos traçar um plano de ação, envolvendo o poder público e a iniciativa privada”, acrescentou.

O diretor da Lab Turismo Consultoria, Richard Alves, lembrou que a execução das ações propostas no documento depende do engajamento das secretarias municipais e entidades, além do papel fundamental da autarquia. “A partir de hoje, estabelecemos um pacto pelo Turismo de Goiás”, concluiu.

Após a apresentação do Plano Estratégico Estadual de Turismo, o Fórum Estadual de Turismo se reuniu para eleger sua nova diretoria e discutir as ações do colegiado. Por 11 votos a 10, venceu a chapa do atual presidente, Bruno Queiroz, empresário de agência receptiva de Mambaí. O secretário de turismo de Caiapônia, João Reylen, foi eleito vice-presidente do Fórum.

Fotos: Goiás Turismo

Deixe um comentário