Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e Coro Sinfônico Jovem de Goiás apresentam a ópera “Cavalleria Rusticana” no Teatro Escola Basileu França, nos dias 21 e 22 de março.
A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França traz, mais uma vez, aos palcos do estado um grande espetáculo. Desta vez, a icônica ópera “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni, será apresentada. Dessa forma, o Coro Sinfônico e a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás interpretarão a obra italiana no Teatro Escola Basileu França, sob a regência do maestro Eliel Ferreira. O espetáculo contará com duas sessões imperdíveis, que acontecerão nos dias 21 e 22 de março. Além disso, o público pode adquirir os ingressos antecipadamente por meio da plataforma Sympla, com preço único e promocional de R$ 25.
Por outro lado, além dos músicos já conhecidos pelo público, o elenco também reúne nomes renomados do gênero. No papel dos personagens principais, vários talentos se destacam. A mezzo-soprano Poliana Alves, o tenor Hélenes Lopes, o barítono Jadson Álvares, a contralto Sara Veras e a soprano Sheila Pena dão vida à obra. Já na parte técnica, Weber Assis está à frente da preparação do coro, enquanto a direção cênica fica sob responsabilidade de Jonatas Tavares. Por fim, a produção do espetáculo está nas mãos de Wesley Neres.
Trilha Sonora Marcante: Do Cinema às Novelas
O envolvimento do público não deve ficar restrito apenas à trama que, por si só, vai deixar toda a plateia vidrada. Ao longo da peça, as pessoas vão se fascinar ao ouvir trechos que ficaram populares. Um bom exemplo é o “Intermezzo”, que fez parte das trilhas sonoras do terceiro filme da trilogia de “O Poderoso Chefão”. Além disso, a obra também integrou a trilha do filme “Touro Indomável”, do cineasta Martin Scorsese.
Mas não foi somente o cinema que se apropriou das melodias inconfundíveis da ópera, muitas produções brasileiras também as tocaram. Os noveleiros vão reconhecer trechos de “Cavalleria Rusticana” que estiveram nas trilhas das novelas “Sangue do Meu Sangue” (SBT, 1995) e “Terra Nostra” (Rede Globo, 1999).
Grupos sinfônicos
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e o Coro Sinfônico Jovem de Goiás fazem parte da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade do Governo de Goiás ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, é gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia.
A EFG Basileu França tem se consolidado como um dos principais centros de formação de jovens artistas do país. Além da formação de jovens músicos e cantores para atuar profissionalmente, o projeto objetiva democratizar o acesso e a difusão cultural em Goiás.
Além dos dois grupos sinfônicos, integram o corpo da EFG Basileu França, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás, a Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira, Orquestra Infantil Mozart e a Big Band Basileu França, com cerca de 300 estudantes no total.



Créditos das Fotos: Secti