Vacina Pfizer Baby está disponível para crianças de 6 meses a menos de 3 anos que possuem comorbidades. Imunizante é forma mais eficaz de proteção contra a doença
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Saúde (SES), convoca as famílias goianas para a campanha de vacinação contra a Covid-19, que contempla, desde o final da semana passada, bebês de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades. O imunizante para este público é o da Pfizer-BioNTech Comirnaty, popularmente chamado no Brasil de Pfizer Baby.
A primeira remessa das vacinas pediátricas, com um total de 35 mil doses, chegou ao estado no dia 11 de novembro e está sendo distribuída aos municípios em etapas. Embora o Ministério da Saúde ainda não tenha divulgado o número total de doses aplicadas até agora, municípios como Goiânia e Aparecida de Goiânia registram baixa procura.
A gerente de Imunização da SES em substituição, Alessandra Santana, acentua que a vacinação é fundamental para proteger as crianças contra os agravos da Covid-19. Ela informa que a vacina está sendo aplicado em mais de 900 postos de vacinação.
“Estamos vivendo um período preocupante, com aumento de casos de Covid-19. Então, levem seus filhos aos postos de saúde para serem imunizados. A vacina é segura, autorizada pela Anvisa e com a recomendação do Ministério da Saúde”, destaca.
A imunização completa é garantida com a aplicação de três doses. As duas primeiras doses devem ter quatro semanas de intervalo, e a terceira é aplicada pelo menos oito semanas após a segunda. O primeiro lote foi inteiramente reservado para os bebês com comorbidades e, à medida que chegarem novas doses, a faixa etária será ampliada.
Em Goiás, conforme dados do Ministério da Saúde, a população de crianças de 6 meses a menos de 3 anos, independentemente de comorbidade, soma 242.943 menores.
Distribuição
Antes de serem enviadas aos municípios, as vacinas destinadas à primeira dose foram separadas por região, submetidas a descongelamento em temperatura de +2°C a +8°C e acondicionadas em caixas para transporte dentro dos padrões recomendados pelas autoridades de saúde. As vacinas restantes, a serem usadas na segunda e terceira doses, estão estocadas na Central Estadual de Rede de Frio da SES, em Goiânia.
Foto: Iron Braz