Coordenadora do Goiás Social recepcionou turma campeã no Palácio das Esmeraldas. Parte do grupo terá experiência de conhecer rota olímpica, na França e na Suíça, com tudo pago
Doze adolescentes do Aprendiz do Futuro, programa que integra o Goiás Social, farão um tour olímpico pela Europa em novembro. Os jovens, que venceram o desafio Aprendizes da Matemática, foram recepcionados nesta segunda-feira (23/9), no Palácio das Esmeraldas, pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. “Esta competição não é apenas sobre números e cálculos, mas uma celebração do potencial de cada um. Vocês mostram que, com foco e dedicação, é possível superar desafios”, disse ela.
A competição contou com mais de 1,2 mil inscritos e teve como principal objetivo incentivar o aprendizado e estimular as habilidades envolvendo a matemática. A classificação foi realizada em etapas, até restarem 30 jovens com o melhor desempenho, todos premiados. A primeira-dama disse que o torneio “significa oportunidade e ferramentas para o futuro de cada jovem”, em linha com o objetivo do programa Aprendiz do Futuro. “Prova disso é que mais de 70% dos beneficiários que deixam o programa conseguem se inserir no meio profissional”, citou Gracinha.
Os primeiros colocados farão uma viagem internacional com todas as despesas pagas. O destino será Paris, na França, que este ano foi sede dos Jogos Olímpicos. Depois, o grupo segue para Lausanne, na Suíça. Conhecida como “Capital Olímpica”, a cidade abriga a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) e tem um museu esportivo temático. Outros 10 jovens ganharão smartphones e fones de ouvido, enquanto oito serão contemplados com smartphones.
Preparação intensa
Aluna da rede pública estadual, Izabella Oliveira, de 16 anos, é uma das confirmadas na viagem internacional. A adolescente é de Luziânia e contou que formou uma turma para estudar de forma coletiva, discutindo questões e dialogando sobre a disciplina. “Foi uma preparação intensa. Nos esforçamos muito, e agora vem o resultado”, relatou. “Nem nos melhores sonhos imaginava que fosse chegar tão longe, é incrível”, complementou a estudante.
Todos os inscritos tiveram acesso a dois aulões de matemática, em parceria com o Sesc/Senac (Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O conteúdo ministrado preparou a turma para a primeira etapa do desafio, a Pílula de Conhecimento, que foi on-line e classificou quem obteve nota igual ou maior que 8,0. Posteriormente, uma avaliação presencial definiu os campeões.
Lançado em 2021, o Aprendiz de Futuro é o maior programa de socioaprendizagem do Brasil. Já atendeu mais de 11 mil estudantes, promovendo a inclusão social por meio da educação e trabalho. Os inscritos, de 14 e 15 anos, recebem salário e benefícios como vale-alimentação e vale-transporte. “Somos um Estado de oportunidades. Hoje, quem quer estudar, se capacitar, se qualificar e buscar uma vaga de emprego, com certeza vai encontrar em Goiás”, declarou o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Mattos.
O Aprendiz de Futuro é uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com a Demà Jovem/Renapsi. “Nosso propósito é trazer educação como a criadora de horizontes e perspectivas para os jovens, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade”, afirmou a conselheira-presidente da Renapsi, Raquel Barbosa. Para ela, a premiação do desafio de matemática representa um “intercâmbio cultural” que vai expandir horizontes dos participantes.
Fotos: Romullo Carvalho