Inverno, vantagens de consumir sopas e caldos

No momento, você está visualizando Inverno, vantagens de consumir sopas e caldos

No inverno, não há quem resista aos deliciosos caldos e sopas. E não é para menos: além de serem ótimos para esquentar o corpo e trazer uma sensação de conforto, eles oferecem facilidade ao dia a dia, diversidade nas preparações e muitos benefícios para a saúde.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, esses pratos são excelentes opções de refeições, principalmente para os dias frios, onde muitas pessoas costumam ter mais dificuldade em consumir saladas, por exemplo. “Os caldos e sopas mantêm a quantidade de fitoquímicos – substâncias que dão cor aos alimentos e possuem propriedades antioxidantes -, fibras, vitaminas e minerais presentes nos vegetais utilizados”, conta.

Outra vantagem que proporcionam é a maior praticidade na rotina, já que podem ser congelados e preservam muito bem o sabor. A combinação perfeita para planejar a alimentação durante a semana.

Segundo Renata, outro ponto importante é o fato das sopas ajudarem a repor líquidos, já que possuem maior concentração de água. “Nessa época do ano, estratégias para manter a hidratação são ainda mais necessárias, já que, comumente, há uma diminuição na ingestão de água”, explica.

Por conterem diferentes tipos de alimentos na preparação, os caldos e sopas apresentam diversas propriedades benéficas à saúde. Os tubérculos, por exemplo, como mandioca, mandioquinha e batata, são boas fontes de energia vinda dos carboidratos. Eles também fornecem potássio, que atua na saúde muscular e cardiovascular, e vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo energético.

Os vegetais verde-escuros, como brócolis, couve e espinafre, são ricos em fibras, que ajudam no intestino e na saciedade, e em ferro, que previne anemias.

As carnes, também muito utilizadas nos preparos, garantem o aporte de proteínas, que atuam em todos os órgãos, na construção de tecidos e células. Além disso, contém ferro e zinco – que auxilia o sistema imunológico e tem ação antioxidante.

Para quem gosta de incrementar as receitas com diferentes cortes, a nutricionista ressalta sobre o cuidado para não exagerar no uso de produtos embutidos, como linguiças e bacon, pois “têm uma elevada quantidade de sódio e aditivos químicos adicionados em seus processos de produção”, diz.

Já os legumes, como cenoura e abóbora, são excelentes fontes de antioxidantes, como os carotenóides, que agem na saúde cardiovascular e previnem o envelhecimento precoce das células.

E os benefícios não param por aí! Pensando nas diferentes fases da vida, Renata trouxe as principais formas de como esses pratos auxiliam as gestantes, as crianças e os idosos.

Para gestantes: contribuem para o alcance nutricional necessário, com qualidade e com boa digestibilidade – que, em vários casos, acaba sendo prejudicada durante a gestação.

Para crianças: são uma boa forma de apresentar os vegetais e melhorar a aceitação, inclusive dos pequenos com dificuldades alimentares. O ideal é não fazer apenas sopas batidas, mas também oferecer em pedaços, para que a criança possa reconhecer os ingredientes presentes.

Para idosos: podem ser uma ótima maneira de ajudar na mastigação e na boa digestão, duas situações que, naturalmente, apresentam mais dificuldade nessa fase.

Para finalizar, a especialista recomenda que, no momento de compra, “é mais saudável optar por sopas e caldos frescos ou preparados com ingredientes in natura e congelados, já que as versões prontas, desidratadas, perdem bastante as propriedades nutricionais.”

Aproveite o clima e leve mais aconchego, praticidade e saúde à sua mesa. 

Creme de tomate
Ingredientes:
800g de tomate pelado
1 cenoura picada em rodelas
1 cebola picada
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho
50g de queijo parmesão ralado
Sal e temperos desidratados a gosto

Modo de preparo:
Refogue a cebola na manteiga, acrescente o alho e a cenoura cortada em rodelas e cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre. Em seguida, adicione os tomates, as duas xícaras de água e os temperos a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, desligue, espere esfriar e em seguida bata no liquidificador. Volte a mistura para a panela, acerte o sal e sirva com o queijo parmesão ralado em cima.

Deixe um comentário