Em disputa com nomes do atletismo nacional, Francisco Oliveira conquista primeira medalha de ouro para Goiás
Chega a Goiânia, na noite desta terça-feira (06/09), o primeiro medalhista de ouro por Goiás nos Jogos da Juventude 2022, disputados em Aracaju (SE). O atleta goiano Francisco Joaquim Oliveira Filho venceu a prova de salto em distância, no atletismo, com 6,96 metros. A final ocorreu no domingo (04/09), na Vila Olímpica UNIT, em Aracaju (SE). A medalha de prata ficou com Victor Raphael Leite (6,72 m), da delegação de São Paulo, e o bronze com Erick Gama Bratti (6,59 m), de Santa Catarina.
Francisco tem 17 anos e é natural de Rialma, onde estuda no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Rui Barbosa, da rede pública estadual de ensino. “Não foi uma prova fácil. Estou sempre mantendo o foco, a persistência e a fé em Deus. Quero agradecer a todos que me auxiliam e torcem por mim”, ressaltou o campeão. No último mês, o atleta foi bronze na mesma prova no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 Interclubes de Atletismo.
O estudante começou a competir em 2018. De início, optou pelo futsal, mas a técnica que o acompanha em seu município, Helaine Pereira, identificou o potencial para o atletismo. “Ele iniciou nas corridas de velocidade, mas foi nos saltos em distância que obteve destaque”, conta.
Jogos da Juventude
Realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, os Jogos da Juventude 2022 reúnem 4.100 atletas de até 17 anos de todas as unidades da Federação. De volta ao calendário esportivo após pausa em razão da pandemia, a disputa ocorre em 16 modalidades.
Fotos: Divulgação