Incorporadoras investem cada vez mais em áreas de lazer com estrutura completa em seus empreendimentos, com inovações e atrações para diferentes públicos. Pesquisas de mercado apontam que os consumidores levam em consideração espaços comuns no momento da compra e até pagam a mais por eles
O mês de julho é sinônimo de muita diversão para a criançada, porém o período de férias escolares pode deixar muitos pais de cabelo em pé. Nem sempre é possível viajar com os pequenos, e as brincadeiras em casa se tornam a melhor opção. As áreas de lazer em condomínios podem oferecer uma ampla variedade de alternativas de lazer, não apenas para as crianças, mas para toda a família. É o caso de empreendimentos que contam com piscinas, parques infantis, brinquedoteca, quadras esportivas, pet place, salão de jogos e espaços gourmet.
Uma pesquisa realizada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e Brain Inteligência Estratégica intitulada “A Jornada de Compra do Imóvel”, revelou que o lazer está entre os sete itens decisivos para a escolha de um imóvel. Entre todos os consumidores consultados, 40% estariam dispostos a pagar a mais por empreendimentos com piscina, 32% por playground e 28% por brinquedoteca. O estudo foi realizado em 2021, ano em que a pandemia da Covid-19 atingiu o pico mais letal, e mostrou uma mudança de comportamento do consumidor, e que estimulou as incorporadoras a repensarem as estratégias para oferecer padrões mais altos de lazer em seus empreendimentos.
Para a Terral Incorporadora a pandemia não foi um start no desenvolvimento de áreas de lazer mais estruturadas, já que essa tendência vem sendo praticada há anos e aprimorada a cada empreendimento lançado. Porém, o período de isolamento das pessoas em casa reforçou a importância de morar em empreendimentos que contam com espaços de uso comum. “Ao analisar o potencial do empreendimento, a Terral analisa todo o público para que possamos entregar uma área de lazer assertiva, que atenda todas as necessidades dos nossos clientes em amplo espectro”, pontua o superintendente de incorporação da Terral Incorporadora, Marcus Vinícius Viana.
Ele comenta que a Incorporadora já realizou diversas pesquisas de mercado e também com os próprios clientes em que o resultado apontou as áreas de lazer como item número um para determinar a compra e a valorização do imóvel. As piscinas e academias se destacam. De acordo com Marcus, a Terral entende que, mais do que proporcionar bem-estar e lazer com experiências únicas aos seus consumidores, os espaços de uso comum dos empreendimentos reforçam o espírito de comunidade, fortalecendo os laços de amizade e de boa convivência entre os vizinhos. “Independentemente da localização e do tipo de público, investimos em experiências em cada empreendimento, aperfeiçoando em cada novo projeto para oferecer áreas de lazer completas”, enfatiza.
A nutricionista Aline Mendonça conta que a família desistiu de um empreendimento e está de mudança para outro imóvel por causa da área de lazer. Com piscinas aquecidas adulto e infantil, quadra de esportes, playground com oferta de brinquedos além de sala de jogos e biblioteca infantil, o novo lar oferece mais qualidade de vida para o filho de dois anos de idade e toda a família. “Nem sempre podemos viajar ou ir a parques de diversão com frequência, e a área de lazer traz comodidade, segurança e satisfação para nós pais. Meu filho já está na educação infantil para que eu possa trabalhar, e agora nas férias se não tivéssemos esse espaço no empreendimento, não conseguiríamos gastar a energia dele”, brinca a nutricionista.
A consultora Lorena Santos concorda que as áreas de lazer têm um papel importante na rotina das famílias. Mãe de duas meninas, uma de nove e outra de cinco anos, ela avalia que esses espaços de convívio são importantes no cotidiano, sobretudo porque nos dias atuais as crianças não possuem a liberdade de brincar na rua, como era comum antigamente, ficando refém muitas vezes da tecnologia. “Eu gostaria de morar em um empreendimento que contasse com mais lazer. Acredito que os condomínios possibilitam essa criação de vínculo entre as crianças. Quando há boas opções de áreas de lazer, elas acabam se desligando um pouco das telas e gastando energia correndo, pulando, nadando, maneiras que considero mais saudáveis”, destaca.
Qualidade de vida
Em busca de proporcionar um lazer completo para os moradores, o projeto do novo lançamento da SOMOS Desenvolvimento Imobiliário, Partini Incorporadora, ENEC e Joule Engenharia, o Ázus Casa Conceito, conta com diversos espaços com foco em conforto, bem-estar e qualidade de vida. O topo do empreendimento será um Rooftop 360, com piscina descoberta de borda infinita, solário, espaços de beleza e massagem, sauna e spa. Terraços amplos, repletos de ambientes de restauração disponíveis para os ocupantes têm sido mais valorizados em imóveis de alto padrão, pois refletem a busca crescente por práticas de autocuidado e por momentos de bem-estar na rotina, que geram benefícios à saúde como melhora na disposição, no humor e na qualidade de sono, assim como o alívio das tensões diárias.
Em São Paulo, imóveis que investem nessa tendência chegam a agregar até 20% a mais de valor ao metro quadrado residencial. Já em Goiás, o número é ainda mais expressivo. De acordo com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), os prédios com a presença dos chamados rooftops, obtiveram valorização acima da média, com quase 25% a mais no valor do metro quadrado. Segundo o CEO da SOMOS Desenvolvimento Imobiliário, Fernando Razuk, o Ázus Casa Conceito, com um grau diferenciado de alto padrão e sofisticação possui um projeto que evidencia essa preocupação com ambientes que proporcionem o descanso e o lazer. “A ideia é criar espaços de descompressão e contemplação que potencializem a qualidade de vida”, destaca Razuk.
Ao ar livre
Na busca por diferenciais e em atender diferentes públicos, as incorporadoras tem investido cada vez mais em itens diferenciados quando o assunto é lazer. A Brasal Incorporações apostou em uma praça suspensa, no 44 º andar, no Platz 36, onde o morador poderá usufruir de um ambiente ao ar livre para tocar os pés na grama em um espaço seguro, com paisagismo e cercado por uma vista deslumbrante da cidade. “A ideia é ter uma área verde para convivência de qualidade, aproximando o morador de elementos naturais, por isso, na praça suspensa do Platz 36 terá playground, green house, horta, fireplace, redário, espaço de contemplação e espelho d’agua”, explica a arquiteta da Brasal Incorporações, Lia Galera.