Ortopedista do Einstein Goiânia fala sobre medidas essenciais adotadas em pronto-socorro para tratar traumas e evitar sequelas
Acidentes do dia a dia, como quedas em casa, entorses em atividades esportivas e colisões de carro, podem gerar lesões traumáticas graves, com danos aos ossos, pele, tendões, músculos e vasos. Por isso, buscar rapidamente um atendimento médico após o incidente é fundamental para garantir que a lesão seja tratada de forma adequada, evitando sequelas. Fraturas expostas e deslocamentos articulares, por exemplo, requerem uma avaliação imediata para estabilização do membro, controle de possíveis hemorragias e redução do risco de infecções. Esse cuidado inicial é decisivo para a recuperação do paciente e um melhor desfecho clínico em longo prazo.
No Hospital Israelita Albert Einstein Goiânia, lesões ortopédicas, como entorses, contusões e luxações, são frequentes no pronto-socorro. A triagem é feita por enfermeiros especializados, que encaminham os casos graves para atendimento prioritário, sobretudo quando há deformidades severas e sinais de comprometimento vascular, que podem precisar de intervenção cirúrgica imediata. Também é comum a realização de exames como radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética para uma avaliação mais assertiva da área lesionada.
“Para lesões menores, como entorses, são adotadas medidas locais, como gelo, repouso, imobilizações e, quando necessário, o uso de órteses”, explica Sandro da Silva Reginaldo, coordenador de Ortopedia no Einstein Goiânia. “Já em casos de lesões graves, o cuidado inicial inclui estabilização com talas e imobilizações provisórias, além de controle de hemorragias. Quando há fratura exposta, é preciso realizar uma limpeza cirúrgica detalhada para remoção de corpos estranhos e prevenção de infecções.”
Em casos de intervenções cirúrgicas, o Einstein Goiânia tem profissionais especializados em trauma e é o único hospital da região a realizar cirurgias com suporte de robô. “A robótica tem revolucionado a prática médica por garantir maior precisão nas operações cirúrgicas, possibilitando menor risco de complicações e redução no tempo de recuperação”, explica o médico cirurgião Leonardo Emílio. Segundo ele, as lesões mais comuns tratadas pelos cirurgiões de trauma incluem fraturas múltiplas, hemorragias internas, lesões de órgãos vitais, como fígado e baço, e lesões na cabeça.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 5,8 milhões de pessoas morram anualmente por causas relacionadas ao trauma, representando 10% dos óbitos globais. Lesões ortopédicas tratadas inadequadamente podem deixar sequelas, como deformidades permanentes, perda de funções articulares e infecções. No Einstein Goiânia, o atendimento rápido e eficiente é prioridade para garantir a melhor evolução clínica e aumentar as chances de sobrevida dos pacientes, por isso o pronto-socorro da unidade possui atendimento ortopédico 24 horas. A combinação de tecnologia de ponta, corpo clínico de excelência e protocolos estruturados garantem um melhor cuidado.
