O objetivo é auxiliar o consumidor em suas decisões de compra para que seja de forma consciente, buscando maneiras de vestir-se e também manter as roupas por mais tempo e, com isso, passá-las adiante chegando até às futuras gerações
Em abril de 2021, a Levi’s, conhecida por seus modelos de jeans icônicos que atravessam gerações, lançou a nova versão da campanha “Compre Melhor, Use Por Mais Tempo”, que amplia seu duplo compromisso a longo prazo: oferecer moda mais sustentável e garantir a longevidade de seus produtos. O objetivo é levar os consumidores a apreciar as peças e as usarem não apenas durante cada coleção, mas, por amá-las, gostarem de vesti-las por muito tempo – a ponto de o produto se tornar uma herança entre familiares.
A campanha ganhou um curta-metragem produzido todo com base na criação mais clássica da Levi’s, o famoso 501. O vídeo conta sua história ao decorrer de gerações, mostrando como ele acompanha a evolução de seu usuário ao longo de décadas. O 501 permanece no tempo, adaptando-se ao estilo de cada período e garantindo suas possibilidades de uso, que hoje são as mesmas de 60 anos atrás.
Segundo Karen Riley-Grant, global chief marketing officer da marca, “a campanha traz o legado, a durabilidade, e a influência exercida pela Levi’s em um público global mais amplo. Um Levi’s envelhece muito bem, atraindo sucessivas gerações com apenas alguns ajustes e alterações. Atemporal, versátil, e ainda assim sempre na moda — não importa a década. No momento, esta mensagem é mais relevante do que nunca, pois estamos todos pensando em como podemos contribuir para um futuro mais sustentável”. Embora a campanha seja um apelo, também é uma promessa por tratar de qualidade e preservação consciente dos recursos naturais utilizados, e da inovação em todas as plataformas de criação e fabricação para se tornar mais sustentável, dando contínuos passos em direção a práticas mais circulares em todos os setores.
O clima, o consumo e a comunidade são as esferas centrais na abordagem à sustentabilidade da Levi’s, que tem se dedicado a diversas iniciativas em apoio a essa visão: investimento em materiais como cottonized hemp, uma espécie de cânhamo que, comparado ao algodão, cresce mais rápido, usa menos água e deixa os solos mais limpos e saudáveis, mas que é tão macio quanto; o algodão orgânico que reduz o consumo de água; o pioneirismo na fabricação de denim Watertécnica desenvolvida pela marca que reduz a utilização de água para obter a maciez desejada em um jeans com um consumo mínimo de água e ozônio, no lugar de detergentes. o lançamento da plataforma de revenda SecondHand e a implementação de serviços de alfaiate na loja para reforma das peças.
Atualmente, a marca mantém parceria com a Fashion for Good e a Ellen MacArthur Foundation, a fim de ajudar a transformar a indústria em um modelo mais circular, além de criar o laboratório de P&D da Levi’s, o WellThread, que está em constante busca por formas diferentes de fazer roupas que possam reduzir seu impacto poluidor no meio ambiente, desenvolvendo corantes à base de plantas para uso em produtos da marca que, em junção com o algodão orgânico, resultam em modelos projetados para durabilidade e reciclabilidade.
“A reconfiguração das cadeias de logística é um processo demorado, mas encontramos parceiros que estão tão preocupados com o impacto que causam e tão entusiasmados para inovar quanto nós. Isso nos tem permitido introduzir mais circularidade ao modo como fazemos nossos produtos”, explica Paul Dillinger, vice-presidente, head de Global Product Innovation da Levi ‘s.
O curta “Compre Melhor, Use Por Mais Tempo” foi lançado mundialmente no dia 21 de setembro em todas as plataformas sociais e digitais. Para complementar sua mensagem, a Levi ‘s destaca as histórias de Xiye Bastida, Melati Wijsen e Emma Chamberlain, que são parceiras e agentes de mudança integrantes da campanha desde seu lançamento no ano passado, e representam a próxima geração de vozes a falar sobre sustentabilidade.
Para celebrar o lançamento do curta, a marca realizou um encontro no dia 6 de outubro, na Central Galeria, localizada na Vila Buarque, em São Paulo. A campanha que prioriza o uso do jeans icônico, inspirou a ativação do evento: um espaço para as pessoas customizarem suas próprias peças, aplicando mensagem para serem encontradas nos mesmos jeans, daqui a cem anos. Frases como “Eu quero sonhar alto”, “Eu desejo ir mais longe”, “Sentir o cheiro do amanhecer” e “Eu desejo que a vida se prolongue” são amostras do que o público eternizou em camisetas e jaquetas juntamente com as artes dos Irmãos Credo.
Izzy e Jesus Credo são dois artistas e muralistas de Trindade, localizada em Goiânia. Ilustradores e designers, os irmãos trabalham na busca de trazer o protagonismo do povo preto e o afrofuturismo brasileiro em suas artes, caracterizadas pela mistura de cores alegres e de tons mais fortes.
As frases foram idealizadas pelo ator Lucas Leto e pela fashion designer Zazá Pacego, que participaram da ação “Uma Carta para o Planeta do Futuro”, criada pela agência MOOC, na qual cada um escreveu um texto relatando seus anseios de encontrarem um planeta mais sustentável daqui a algumas décadas.
Além da customização em peças como jaquetas e camisetas, haverá discotecagem e pocket-show da cantora baiana de MPB Agnes Nunes. Mais informações sobre as iniciativas sustentáveis da Levi’s estão disponíveis nosite da marca.
Fotos Moa