Localizada na costa marroquina, construção antiga se mantém intacta, além de ressaltar em toda a decoração elementos da cultura local
Referência quando se fala em tendências de moda, decoração e design, Li Edelkoort – ou Lidewij – escolheu o Marrocos para construir seu refúgio de férias, mais precisamente em Essaouira, uma cidade da costa sudoeste de Marrocos, na região de Marraquexe-Safim.
A casa de Li fica numa estreita rua de pedestres, no centro histórico da cidade. Trata-se de uma construção antiga, distribuída em três andares, com quatro salas, dois dormitórios e mais uma cobertura, onde encontra-se o quarto principal. Nos interiores, a decoração é austera, mas cheia de referências à natureza do país. A começar pelas paredes monocromáticas délabré, tingidas de um tom terroso que remete às areias do deserto próximo.
Para ambientação, a proprietária optou por móveis, objetos e tecidos da própria cidade e arredores. Uma forma de valorizar a cultura e manufatura locais. Nascida na Holanda e radicada em Paris, ela descarta a ideia de que apenas matérias-primas venham da porção mais baixa do globo terrestre, e exalta países fora do eixo como um novo polo de reconquista cultural, baseado em ancestralidade, fé e fantasia.
Segundo Li, o imóvel é uma verdadeira casa-santuário, que cumpre sua função “servindo para trabalhar e descansar, além, é claro, de ter a beleza como terapia”.