Insuflados por Donald Trump manifestantes invadem o Capitólio dos Estados Unidos e é suspensa a sessão que certificaria Joe Biden como presidente nesta quarta feira (06/12). As portas do Capitólio, como é conhecido o prédio do Congresso americano, chegaram a ser trancadas e um alerta de emergência acionado.
A polícia chegou a usar armas, bombas de gás e spray de pimenta para conter os manifestantes que invadiram o local.
Uma mulher seguidora de Trump foi baleada dentro do Congresso e horas depois foi confirmado sua morte.
O Vice Presidente Mike Pence, foi evacuado e depois postou em suas redes sociais, ele declarou que a violência e a destruição ao Capitólio “devem parar agora”. “O ataque ao nosso Capitólio não será tolerado e os envolvidos serão processados em toda a extensão da lei”.
O presidente eleito Joe Biden pede a Donald Trump, que “apareça” e peça para manifestantes interromperem invasão ao Capitólio e que democracia avance. “A esta hora, nossa democracia está sob um ataque sem precedentes. Diferente de tudo que vimos nos tempos modernos”, disse presidente eleito, “Peço ao presidente Trump que vá à televisão nacional agora, para cumprir seu juramento, defender a constituição e exigir o fim deste cerco. Isso não é um protesto; é uma insurreição. O mundo está assistindo”, acrescentou. Fotos reprodução.