Mercado imobiliário valorizado: momento de comprar é agora ou melhor esperar?

Você está visualizando atualmente Mercado imobiliário valorizado: momento de comprar é agora ou melhor esperar?

Advogado especialista em direito imobiliário orienta quais são as dicas para se atentar na hora da busca de um imóvel

O primeiro imóvel é o sonho de muitos, mas é necessário um planejamento adequado para atingir esse objetivo. Esta aquisição necessita de um grande investimento e comprometimento do comprador, o que exige muito cuidado para evitar dificuldades na realização dos pagamentos necessários ou arrependimento da escolha.

Considerando que a queda da taxa básica de juros ainda não começou a se refletir no custo do crédito imobiliário, está na hora de comprar imóveis para investimento ou vale a pena esperar mais um pouco? Isso depende de alguns fatores, como encontrar uma boa oportunidade ou pelo menos alguns dos recursos necessários para a compra.

Segundo Diego Amaral, advogado especialista em direito imobiliário e Diretor da Comissão de Direito Imobiliário do Conselho Federal da OAB, sem dúvida nenhuma, o momento de comprar um imóvel é agora. “A gente está numa evolução dos preços e preço de imóvel jamais retroagem. Ele na verdade, pode estabilizar, então a tendência é de aumento, até pela pelas quedas consecutivas da Taxa Selic, da inflação controlada e do próprio boom do segmento”, explica.

Diego destaca que não existe um período melhor ou pior na hora de comprar. Diferente de outros segmentos não possui um momento que ocorra alguma promoção, acontece que vez ou outra alguns sindicatos ou associações da categoria realizam um feirão do imóvel, o que é sempre uma boa oportunidade já que ali possui condições melhores estipuladas pelas construtoras.

“Para quem quer adquirir um imóvel na planta o ideal é que se adquira logo no lançamento, porque ele vai conseguir pagar o preço de primeira tabela, sem uma virada de valor na tabela do e vai ter mais tempo para pagar se ele estiver comprando uma propriedade que a gente fala que é imóvel de revenda. Ou seja, que já tem algum dono, independente de já ter sido habitado ou não. O ideal é que ele negocie bem, olhar o que é que o imóvel, se vai entrar com armários, com ar-condicionado, com toda parte de projeto de iluminação e negociar bem, fazer uma proposta que caiba dentro do seu bolso, para despertar o interesse do vendedor também”, afirma.

Dicas para quem busca o primeiro imóvel:

●     Pesquise sobre a construtora: verifique se ela não tem problemas exagerados de atraso na entrega, quais são as opiniões das pessoas que já adquiriram um imóvel através dela;

●     Pesquise a localização: com o aumento de carros da cidade e o aumento considerável do trânsito na cidade, você morar em alguma região ou local estratégico em relação ao trabalho e outras questões é sempre muito importante;

●     Procure um advogado especialista: procure sempre estar acompanhado de um advogado especialista da área para que você possa tirar todas as dúvidas, tais como taxa de juros, correção, aportes, entre outras questões que normalmente estão vinculadas ao contrato.

Quais fatores influenciam a valorização dos imóveis?

“Existem vários fatores, mas a localidade influencia na valorização. Serviços que possuem perto, tais como supermercados, postos de combustíveis, eventualmente hospitais, isso tudo valoriza. Os parques valorizam bastante também. E naturalmente o projeto, um projeto inovador, um projeto imponente, bonito, isso tudo traz uma credibilidade e valorização muito grande para o produto imobiliário”, finaliza Diego.

Deixe um comentário