Rally raid de velocidade monomarca promovido pela Mitsubishi Motors, o Mitsubishi Cup, terá sete etapas ao longo do ano no interior de São Paulo e no Paraná
Nesta sexta-feira (04) e sábado (05), Ribeirão Preto, no interior paulista, recebe a primeira etapa da temporada 2025 da Mitsubishi Cup. A competição reúne os maiores nomes do rally raid de velocidade monomarca do mundo.
Mais de 60 veículos de competição, especialmente produzidos pela Mitsubishi Motors, estarão prontos para competir pelo lugar mais alto do pódio. Ademais, os participantes buscam conquistar pontos importantes para a temporada.
Inicialmente, esta será a primeira de sete etapas que vão acontecer em diversas cidades do interior de São Paulo ao longo do ano. Além disso, pela primeira vez, a Mitsubishi Cup também incluirá uma etapa fora do Estado: o Paraná vai receber a disputa em outubro.
Por sua vez, a Spinelli Racing organiza a Mitsubishi Cup em parceria com a Mitsubishi Motors. Assim, pilotos e entusiastas podem acelerar veículos 100% preparados para encarar as estradas de terra mais desafiadoras do Brasil, entre canaviais, plantações e fazendas.
A competição segue os regulamentos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Além disso, oferece aos pilotos, navegadores e suas famílias um ambiente descontraído para aproveitar o que há de melhor no universo dos rallies.
O calendário completo da temporada 2025 pode ser acessado aqui.
Etapas controladas com sistema de última geração
A partir da primeira etapa do campeonato de 2025, pilotos e navegadores vão contar com o TRUX, novo equipamento que controla velocidade, reforça a segurança e auxilia nas ultrapassagens. A Mitsubishi Cup usará a tecnologia com exclusividade até o Rally dos Sertões 2025, quando os competidores também passarão a adotá-la em seus carros.
O equipamento, que conta com um sistema eletrônico capaz de integrar comunicação, segurança e navegação, oferece uma série de recursos inovadores. Entre eles, destacam-se o SOS via satélite, o pedido de ultrapassagem, o rastreamento e o controle de velocidade em zonas de radar. Além disso, o dispositivo emite alertas de perigos extremos no roteiro e ajuda a prevenir colisões, especialmente em situações em que os veículos estão parados em locais de difícil visualização. Por fim, essas funcionalidades beneficiam tanto as duplas participantes quanto a organização da prova, elevando o nível de segurança e controle durante as competições.
Categorias da Mitsubishi Cup
Ao todo, participam da Mitsubishi Cup os modelos Outlander Sport R, L200 Triton ER, L200 Triton Sport R, L200 Triton Sport RS e Eclipse Cross R.
A Mitsubishi Motors é a única montadora na América Latina a ter uma linha de produção de veículos de competição 100% in-house. Até hoje, a marca já produziu mais de 650 veículos para as estradas de terra e pistas pelo Brasil.
A partir da primeira etapa do campeonato de 2025, pilotos e navegadores vão utilizar o TRUX, novo equipamento de controle de velocidade, segurança e auxílio em ultrapassagens. Até o Rally dos Sertões 2025, apenas a Mitsubishi Cup contará com essa tecnologia, que depois também estará nos carros dos competidores
Quem pode participar da Mitsubishi Cup?
A competição não exige experiência prévia para pilotos e navegadores. Além disso, é ideal para profissionais de diferentes áreas, amantes da velocidade que enxergam o automobilismo — especialmente o rally — como um hobby a ser praticado durante os finais de semana.
A Mitsubishi Cup também é uma ótima oportunidade para aqueles que estão trabalhando para se tornar pilotos ou navegadores profissionais.
“É o momento perfeito para unir a paixão pelo automobilismo com um momento ‘offline’”, destaca Marcia Neri, diretora de Marketing da Mitsubishi Motors. “A Mitsubishi Cup vai além da competição e traz todo o universo 4×4 aos nossos clientes”, completa.
Compromisso com a descarbonização e patrocínios
A parceria entre a Mitsubishi Motors e a Atvos acontece desde 2021. Desde então, o objetivo tem sido compensar 100% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes dos rallies e passeios promovidos pela marca.
O inventário, realizado pelo British Standards Institution – BSI Brasil, considera todas as emissões diretas e indiretas das competições realizadas deste o começo de 2021 até hoje. O mapeamento abrange as emissões de escopo 1, 2 e 3 derivadas dessas ações.
A temporada 2025 da Mitsubishi Cup tem patrocínio de Shell Rimula/ Shell Helix, Eletromídia, Governo do Estado de Goiás, Safra Financeira, Grupo Sada/Transzero, Atvos, Axalta, Pirelli, MIT Consórcio, Wurth, Sem Parar, Logigo, 3 Corações, Keko Acessórios, Salton e Circuito Elegante.
