Mobilização artística em homenagem aos 50 anos de morte de Pablo Picasso

No momento, você está visualizando Mobilização artística em homenagem aos 50 anos de morte de Pablo Picasso

Foto Joaquín Cortés/ Román Lores

Neste ano, França e Espanha se unem para uma mobilização artística “sem precedentes” em homenagem aos 50 anos de morte de Pablo Picasso.


Ao todo, 38 instituições de todo o mundo realizarão 42 exposições que contarão a trajetória do artista andaluz morto em 1973. Do Prado ao Georges Pompidou, do Guggenheim de Bilbao ao Metropolitan de Nova York e às pequenas galerias da Côte d’Azur, entrará em cartaz um panorama completo, sem censura, do gênio que melhor representou o século 20 com toda a sua crueldade, violência, paixão, excessos e contradições. As exposições historiográficas incluirão Picasso 1969-72: O Fim do Começo, no Musée Picasso, em Antibes (8 de abril a 25 de junho); Picasso vs. Velázquez, na Casa de Velázquez, em Madrid (setembro a novembro); e A Paris dos Modernos (1905-1925), que será exibida no Petit Palais de setembro de 2023 a abril de 2024.

Cereja do bolo: o Museu Reina Sofia, na capital espanhola, onde está exposta a obra-prima Guernica, organizará, partindo de uma perspectiva atual, a contribuição do artista para o nascimento da arte moderna. Em cartaz até maio de 2024.

Deixe um comentário