A marca, Morena Rosa, que tem um novo direcionamento de estilo liderado pela sua fundadora Val Franzato, explora a conexão entre passado, presente e futuro em uma coleção marcada por fluidez e contrastes
A marca brasileira Morena Rosa, conhecida por seus vestidos e padronagens, apresenta sua coleção de Inverno 2025, intitulada Espírito Livre. Paletas de cores contrastantes, fluidez, shapes utilitários, couro e bordados especiais serão algumas das apostas para a próxima temporada. Inspirada pela canção “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso, o lançamento reflete sobre o passado, presente e futuro transcendendo novos limites e fronteiras.
“Estamos entrando em um novo momento e essa coleção propõe uma reflexão do que estamos buscando para o futuro da Morena Rosa. Revisitamos clássicos da marca, como os icônicos vestidos, e aplicamos padronagens atemporais, ao mesmo tempo que incorporamos novas tendências. Sempre evocando a feminilidade e o estilo marcante que define nossas clientes”, conta Val Franzato, criadora da marca Morena Rosa e que está à frente do novo direcionamento de estilo.
Novas famílias e padronagens marcam a coleção de inverno
Para o inverno, a label apresenta seis novas famílias, reforçando seu DNA estampado e se distanciando da tendência de peças mais neutras. A primeira, ‘Flores de Alfazema’, traz o tradicional padrão paisley que se entrelaça com flores criando peças que exalam uma essência natural com shapes fluidos e franjas. A paleta de cores contrastantes e as estampas de inspiração étnica e tons terrosos traduzem a liberdade do estilo boêmio, ao mesmo tempo que incorporam um toque urbano.
‘Verde Mata’ traz shapes utilitários que introduzem uma estética funcional à coleção. Os tons de verde, marsala e marrom evocam a força da natureza em peças com tecidos fluidos. Os designs trazem babados suaves e silhuetas alongadas garantindo movimento e leveza, criando um visual que transita entre o casual e o noturno.
A família ‘New Western’ introduz o couro trazendo uma mistura equilibrada entre texturas e estampas florais. Na coleção, o material vem repaginado com metais e cortes cheios de estilo. Peças em tecido misto de linho traduzem o conceito western com bordados exclusivos, enquanto as franjas voltam a ser destaque e são aplicadas em modelos de vestidos.
Estampas ousadas e influências dos anos 70 marcam a coleção ‘Espírito Livre’ da Morena Rosa
“Wild Heart” apresenta um animal print repaginado na estampa Jaguar. Inspirada pelo mood safári dos pampas, a família explora tons intensos de vermelho vivo, metalizados e amarelos, criando, assim, uma conexão profunda com os elementos de fogo. Além disso, a padronagem de onça também aparece em peças modernas e combinações fluidas. O destaque, portanto, vai para o trench coat com a estampa animal bold.
Por outro lado, “Bossa Boêmia” se inspira nos anos 70 para trazer os babados e assimetrias cheias de movimento. A estampa principal, que remete a desenhos de tapeçaria, traz profundidade, ao mesmo tempo em que mantém um toque despojado e cool.
Para finalizar, “Alma Gypsy” traz os florais da temporada em contrastes marcantes de begônias em fundo escuro, combinados com tricô em preto e branco. De fato, os visuais da coleção equilibram shapes alfaiatados com cortes modernos. A pegada contemporânea, portanto, se destaca na combinação de veludo, florais escuros e fendas estratégicas.
As primeiras peças da coleção ‘Espírito Livre’, da Morena Rosa, já podem ser compradas nas lojas físicas da marca, além de seu e-commerce: www.morenarosa.com.br/.






Créditos das Fotos: Michael William