Apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás é a terceira da série de concertos com o tema “Pioneiros”. Para a noite, foram escolhidas peças do dinamarquês Carl Nielsen
A Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta na próxima quinta-feira (10/4), às 20h, no Teatro Basileu França, com entrada gratuita. O maestro Neil Thomson conduzirá o terceiro concerto da temporada “Pioneiros”, que fará uma jornada pelo século 20, por meio da obra de Carl Nielsen. Considerado um dos principais nomes da música de concerto da Dinamarca, Nielsen se destacou tanto pelas composições marcantes quanto pela genialidade ao tocar violino e piano. Aliás, suas composições chamam atenção pelo estilo marcado por melodias longas e sonoridade épica.
A apresentação abrirá com a peça “Saga-drom”, escrita a partir do contato de Nielsen com a literatura escandinava. Assim, a obra é uma tentativa do autor de retratar a historicidade dos séculos 9 ao 11 daquele território. As cordas e os instrumentos de sopro, portanto, ganham protagonismo neste trabalho. Na sequência, será a vez do concerto composto para clarinete. Nessa peça, o autor homenageia o Quinteto de Sopro de Copenhagem, que leva o nome do instrumento, e o solista Kevin Spagnolo a executará.
Sinfonia de nº 2 e Homenagem à Música Clássica na Temporada 2025
Para fechar a noite, o público confere a “Sinfonia de nº 2”, inspirada na Teoria dos Quatro Temperamentos, do médico grego Galeno de Pérgamo. Ao longo da peça, a melodia busca, de fato, retratar os temperamentos colérico, fleumático, melancólico e sanguíneo do ser humano. Por fim, a temporada de 2025, “Pioneiros”, faz homenagem aos grandes nomes da música de concerto nacional e internacional, trazendo para os palcos goianos melodias que encantam e emocionam
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, explica que os concertos gratuitos são um convite para celebrar obras-primas. “Na Temporada 2025, a Orquestra Filarmônica de Goiás mais uma vez nos presenteia com uma seleção de peças que marcaram a história da música clássica ao redor do mundo, além de simbolizar o espírito inovador e aventureiro que nos impulsiona”, avalia.
Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone. Ademais, essa publicação é uma das mais prestigiadas no mundo da música clássica. Além disso, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vincula o grupo à Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, a qual o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) gerencia desde 2021.



Créditos das Fotos: Rafaella Pessoa
Explore as Obras de Carl Nielsen com a Orquestra Filarmônica de Goiás
A Orquestra Filarmônica de Goiás apresentou mais uma emocionante etapa de sua temporada “Pioneiros”, explorando o legado do dinamarquês Carl Nielsen. Com um repertório inovador e gratuito, o concerto encantou o público goiano com peças que retratam a grandiosidade da música clássica. Saiba mais sobre a apresentação no Teatro Basileu França e no Teatro Sesi, com a direção do maestro Neil Thomson.