Os 200 anos do grito de Dom Pedro I, às margens do Ipiranga, serão celebrados em evento no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, na próxima quarta-feira (07/09)
Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), jurisdicionada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), realiza, na próxima quarta-feira (07/09), um concerto no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
O início do evento, às 20h, será marcado pela execução do Hino Nacional e Hino da Independência – este último, com melodia composta pelo próprio Dom Pedro I. Na sequência, “Miudinho”, de Francisco Mignone, uma obra curta e impactante que protagoniza as cordas da orquestra, mostrando a beleza e a simplicidade do ritmo brasileiro.
A regência do espetáculo será da maestra Mariana Menezes. O público goiano apreciará Bachianas nº 9, rica em belas melodias e momentos de puro êxtase, de Villa Lobos. Outro protagonista da noite é Camargo Guarnieri, com o Concerto para Orquestra de Cordas e Percussão. Nessa obra, a percussão da OFG, em especial tímpanos e caixa, é destaque e apresenta uma complexidade contagiante de ritmos.
Para finalizar, a Filarmônica apresentará a Suíte Folclórica nº 1 “Villa Boa de Goiaz”, do compositor Cyro Delvizio. A obra tem envolventes ritmos folclóricos do Cerrado brasileiro inspirados na escrita de Cora Coralina.
Foto Sedi