Pedalar na gestação é bom para o parto e pós-parto

No momento, você está visualizando Pedalar na gestação é bom para o parto e pós-parto

A personal trainer, Isabella Queiroz orienta sobre os benefícios do exercício físico na gravidez

A gestação é uma fase da vida da mulher em que seu corpo muda e alguns exercícios também. Praticar qualquer tipo de exercício físico moderado e acompanhado durante o período da gestação permite que as mulheres continuem ativas, o ciclismo pode ser incluído nessa rotina. Além disso, as vantagens são inúmeras — tanto para as mães quanto para os filhos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado que gestantes façam pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana, com exceção de alguns casos específicos de contraindicação médica. É necessário se alimentar no máximo 40 minutos antes, beber água durante o treino e monitorar a intensidade do exercício recomendada.

“A gestante pode praticar qualquer exercício físico desde que tenha a liberação médica, e acompanhamento profissional. Os médicos recomendam esperar o primeiro trimestre da gestação para iniciar as atividades físicas, por ser um período mais delicado, onde o bebê ainda está se fixando no útero”, explica a personal trainer, Isabella Queiroz.

Pedalar durante a gestação ajuda a aumentar a resistência para o parto e pós parto, manter o peso, além de trabalhar questões emocionais, pois relaxa e combate o estresse. A bike indoor é a mais recomendada para as grávidas, por ser fixa, não causa trepidações, além de possuir uma sala climatizada, controla a temperatura do ambiente.

“Os exercícios melhoram o transporte de nutrientes e oxigênio do organismo materno para o bebê, que se dá por meio da placenta e do cordão umbilical. A melhor oxigenação do cérebro pode trazer, inclusive, benefícios cognitivos”, explica a personal.

Confira quais são os benefícios de pedalar:

●         Diminui as dores musculares provocadas pela barriga;

●         Melhora a respiração;

●         Reduz o inchaço provocado pela retenção de líquidos;

●         Diminui o estresse e a tensão;

●         Controla o índice glicêmico e evita a obesidade durante a gestação

Deixe um comentário