Encontro será no novo prédio do MASP, em São Paulo, no dia 9 de abril; artistas da nova geração irão interpretar canções de Chitãozinho & Xororó, os homenageados do prêmio
Pela primeira vez em suas 32 edições, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira realizará um evento dedicado ao anúncio dos indicados. O encontro acontecerá no dia 9 de abril, às 19h, no novo prédio do MASP, o Edifício Pietro Maria Bardi, em São Paulo, e trará também a apresentação de iniciativas inéditas voltadas para o fomento à indústria da música e ao apoio a artistas brasileiros.
Durante a cerimônia, Marina Sena, Jota.Pê, Agnes Nunes, Fitti, Mari Jasca, Daíra e Juliana Linhares interpretarão canções que marcaram a trajetória da dupla Chitãozinho & Xororó, os grandes homenageados desta edição. Os artistas representam a novíssima geração da música brasileira. Chitãozinho & Xororó também farão participação especial.
Além da revelação dos cinco indicados em cada uma das 18 categorias da premiação, serão anunciados dois novos projetos de valorização da música brasileira, que possibilita desde registros audiovisuais de shows, até educação profissionalizante e gestão de carreira
Música é Negócio: plataforma de educação com foco na profissionalização e aceleração de artistas, oferecerá cursos práticos sobre temas como gestão de carreira, construção de redes de contato, marketing e estratégias digitais, finanças, direitos autorais, contratos, captação de recursos e patrocínios.
Te Vejo no Palco: iniciativa voltada para a produção audiovisual e fonográfica de artistas em fase inicial ou em ascensão. O projeto viabilizará gravações em áudio e vídeo de shows e performances ao vivo, com alta qualidade técnica, além de todo o processo de produção musical. Serão selecionados 30 artistas ao longo de cinco anos, por meio de edital com critérios como relevância artística, impacto cultural e repertório.
“Esses projetos representam um marco no apoio à música brasileira. Pela primeira vez, um prêmio contempla artistas iniciantes ou em ascensão com suporte robusto para projetos audiovisuais e de conhecimento. Ou seja, vamos muito além do entretenimento. Estamos falando de empreendedorismo musical, inclusão e fomento da cultura. Com esses projetos, valorizamos a identidade e a singularidade de cada artista em sua forma mais autêntica”, afirma Zé Maurício Machline, idealizador do prêmio.
Durante o evento, o BTG Pactual apresentará iniciativas de fomento à música brasileira e seus criadores. “O Brasil é uma fonte muito rica de música de qualidade, sendo essa uma das expressões culturais mais fortes que temos. Queremos contribuir com projetos que apoiem o empreendedor musical e que dêem visibilidade e oportunidades para novos talentos, estimulando a formação de uma nova geração de músicos. O BTG Pactual está empenhado em fazer parte da construção deste legado para que possa se tornar o banco da música brasileira”, diz André Kliousoff, CMO do BTG Pactual.
