O arquiteto Gustavo Vargas, junto com a Yamamura, abre as portas de um projeto marcado por variedade de formas, texturas, cores e materiais, em que a iluminação agregou criatividade e belos cenários
A estética dos sonhos pode ser alcançada de inúmeras formas! Para isso, o profissional contratado precisa conhecer os gostos de seus clientes, assim como não deve ter receio de ousar e experimentar novas ideias. Na reforma deste apartamento, o arquiteto Gustavo Vargas reuniu uma série de inspirações e recursos, com o objetivo de criar um lar com personalidade, sem renunciar ao conforto. A Yamamura, sempre atenta às tendências, apresenta cada detalhe do projeto e revela artigos e efeitos de iluminação que compõem os ambientes. Confira!
Tonalidades e materiais
Uma das grandes tendências de 2025, a cor verde, foi bastante explorada pelo arquiteto:
“Criamos um ponto focal para a sala a partir do sofá verde. No entanto, espalhamos essa cor nos ambientes por meio de vários elementos da decoração, como cadeiras, poltronas, almofadas, plantas etc. A partir de revestimentos claros ou neutros, é mais fácil destacar a cor que se deseja”, conta Gustavo.
“A mesma ideia de continuidade, através da combinação, pode ser percebida com o uso da madeira, que se fez presente em diversos espaços – como no painel da TV com mais evidência, mas também replicada nas colunas”, conclui.




Entre linhas e curvas
Trabalhando a diversidade, o profissional, de forma inovadora, realizou uma mescla entre linhas retas, formas orgânicas e geométricas, gerando, assim, um ambiente moderno e acolhedor. No que diz respeito aos materiais, também ocorreu o mix entre itens tecnológicos e peças naturais, o que, por sua vez, mostrou que é possível criar um ambiente biofílico, mesmo em meio à cidade.





Iluminação
Além dos artigos de iluminação, que mesclam decoração, tecnologia e funcionalidade, Gustavo, ainda, buscou algumas soluções criativas para tornar a iluminação do apartamento mais prática e eficiente, como, por exemplo, fitas de led escondidas na marcenaria, que ajudam nas tarefas do dia a dia. Além disso, a iluminação indireta e mais leve (por meio de arandelas ou luzes de led embaixo das colunas de madeira, entre outras soluções) trazem mais comodidade aos ambientes.
Outra aposta do arquiteto é pelo uso da iluminação quente nos ambientes (3000K) para promover uma maior integração dos espaços. Nesse caso, em especial, o profissional buscou por lâmpadas e artigos de iluminação com maior quantidade de lúmens (lm), a fim de garantir uma maior intensidade da luz, mesmo se tratando da temperatura de cor branco quente.


Créditos das Fotos: Emerson Rodrigues
Estratégias de Iluminação para Ambientes de Trabalho e Estudo
Está em busca de ideias para otimizar a iluminação do seu home office ou cantinho de estudos? Então, a Yamamura compartilha dicas essenciais para criar ambientes funcionais e confortáveis. Saiba, por exemplo, como escolher as luminárias ideais, trabalhar com diferentes temperaturas de cor e aproveitar a dimerização para aumentar sua produtividade. Para mais detalhes, leia a matéria completa aqui e, assim, descubra mais sobre as soluções inovadoras da Yamamura aqui.