“Uma Visão Sobre Goiás” chega a Goiânia a partir de 25 de outubro, com 20 obras que retratam expedições do artista pelo estado; galeria integra ambicioso projeto do empreendimento de altíssimo padrão Promenade, que prevê ainda uma praça com centro gastronômico
A fim de fomentar o cenário cultural goianiense, a AFS Incorporação & Conceito, WV Maldi e Joule Participações inauguram a galeria de arte no próximo dia 25 de outubro, quarta-feira, no Avant Première Promenade, coquetel de pré-lançamento do empreendimento de luxo Promenade exclusivo para convidados. A galeria traz a exposição “Uma Visão Sobre Goiás”, do artista e fotógrafo João Farkas, renomado por registrar a relação homem versus natureza em contextos brasileiros tidos como paradisíacos ou genuínos.
A galeria de arte ficará, então, permanentemente aberta ao público, que poderá visitar o espaço entre 8h e 20h, na Rua Mário Bittar, equina com a Rua 15, no Setor Marista – o próprio local em que será lançado o empreendimento, projeto de altíssimo padrão que comporta não apenas a galeria de arte, mas também a Praça Agripino e um centro gastronômico, ambos abertos ao público, além das torres residenciais Galeria e v3rso, do Grupo Emiliano. Interessados em conhecer o lançamento podem também visitar o showroom, localizado no mesmo endereço.
João Farkas comemora a parceria com o Promenade, ressaltando sua atração por dois pontos trazidos pelo projeto imobiliário que considera fundamentalmente importantes – melhoria da qualidade de vida da cidade com gentileza urbana e o foco em desenvolvimento cultural local. “Acredito que todos temos uma obrigação perante a sociedade em ajudar no que for possível, e, no Promenade, os empreendedores estão indo além do que é obrigatório e fazendo algo muito interessante e bonito”, afirma.
Sobre a exposição
Em sua primeira exposição em Goiânia, João Farkas traz 20 obras em formato 1,5m x 1m, impressões a jato de tinta em pigmento mineral sobre papel de algodão de qualidade museugráfica, com imagens produzidas ao longo de várias expedições no estado de Goiás. O artista, que preza por um trabalho de linguagem universal, espera que a exposição reforce a relação de carinho e cuidado com a natureza que, segundo ele, é urgente para a humanidade.
“Goiás é um estado particularmente privilegiado do ponto de vista natural, pois tem uma quantidade de águas e paisagens inesgotáveis. Mas, é necessário que a gente cuide desse capital natural para que não seja extinto, e também para não sermos, eventualmente, vítimas do maltrato feito à natureza”, diz. Farkas, que tem exposições nacionais e internacionais sobre Amazônia, Trancoso e o Pantanal, além de registros de manifestações culturais humanas, lança um novo olhar sobre a preservação de recursos.
“O meu trabalho está muito ligado ao entendimento do valor daquilo que temos, e por isso propõe que tratemos com amor tanto o planeta como as pessoas. Ao longo desses 40 anos de fotografia, procurei registrar espaços maravilhosos no Brasil que as pessoas precisam conhecer, porque acredito que só cuidamos daquilo que conhecemos e gostamos. A minha proposta é que a gente possa despertar essa relação saudável com a natureza e com o outro”, reitera o artista.