Peça da Companhia Novo Ato, Purgatório, terá quatro apresentações, de 11 a 14 de abril, sempre às 20h, no Setor Crimeia Leste
A Companhia de Teatro Novo Ato estreia, na próxima semana, o espetáculo “Purgatório – da Culpa à Redenção”, uma adaptação da obra de Dante Alighieri, com texto da dramaturga Marília Ribeiro. A peça explora os sete pecados capitais e resgata figuras históricas. Além disso, retrata o espaço de expiação reservado àqueles que se arrependeram de seus pecados em vida, convidando o público a uma jornada imersiva e reflexiva pelo Purgatório. As apresentações acontecem nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril, sempre às 20h, no Cine Teatro Novo Ato, localizado na Rua Dr. Sebastião Fleury Curado, nº 193, Qd. 24, Lt. 18/5, Setor Crimeia Leste, em Goiânia (GO).
A narrativa começa no Ante-Purgatório, onde o Buscador clama pela orientação de Shiva para atravessar os sete ciclos que compõem o Purgatório. Cada ciclo representa um dos sete pecados capitais, apresentados na seguinte ordem: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza (juntamente com a Prodigalidade), Gula e Luxúria. Ao final, o Buscador reencontra Luiza, sua musa terrena, e se despede de Shiva, que não pode acessar o Paraíso. Finalmente purificado de seus pecados, ele alcança então seu destino celestial. Filosoficamente, o espetáculo reflete sobre a necessidade de redenção e introspecção antes de alcançar a graça divina, segundo a companhia.
Para dar vida ao espetáculo “Purgatório – da Culpa à Redenção”, a Cia Novo Ato realizou um intenso trabalho de pesquisa e preparação. Nesse processo, os artistas se dedicaram a ensaios diários de técnicas aéreas e interpretação. Além disso, a peça — que representa a segunda parte de uma trilogia do grupo — conta com o apoio financeiro do Programa Goyazes e patrocínio da Chesp Companhia Hidroelétrica São Patrício. Quanto aos ingressos, os valores são de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Eles podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, com acréscimo de taxa de serviço. Ademais, as apresentações contarão com intérprete de Libras e ocorrerão em espaço adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Por fim, a classificação indicativa da peça é 14 anos.
