Hotéis no Atacama, na Patagônia e em Chiloé lançaram excursões inéditas e investiram em equipamentos
Após sua aquisição em agosto passado pelo grupo Baillie Lodges, com sede na Oceania, a rede chilena Tierra Hotels recebeu milhões de dólares em investimentos para aprimorar ainda mais os serviços e as experiências do Tierra Atacama, Tierra Patagonia e Tierra Chiloé.
Para começar, as três propriedades contrataram mais guias especializados e desenvolveram experiências inéditas para que os viajantes consigam explorar ainda mais profundamente os icônicos destinos.
O Tierra Chiloé, no arquipélago homônimo, a 30 minutos da cidade de Castro, na região sul do país, aumentou sua tropa de cavalos para excursões pelo campo e comprou pranchas de stand up paddle para que os hóspedes possam curtir o Pantanal de Pullao, que fica bem em frente ao hotel. Além disso, lançou passeios por quatro trilhas de alta dificuldade, a fim de agradar os visitantes mais ativos.
A rota que parte da Baía de Duhatao é ideal para contemplar falésias costeiras, florestas e vistas do rio Chepu, e vai até a Ilha Aulen, onde é possível caminhar pela praia e fazer um tour de barco para ver a Floresta Submersa.
Há também a visita à praia Tricolor. Durante o percurso, os viajantes passam por dunas, pampas, bosque e até um antigo garimpo de ouro. Outro trajeto cruza o rio Chepu de lancha rumo ao Parque Ahuenco, para observar duas espécies de pinguins (Magalhães e Humboldt) durante os meses do verão. O retorno é feito por meio de uma trilha.
A última opção de passeio inédito em Chiloé começa na praia Cucao, onde dá para acompanhar a pesca de mariscos. Depois, é preciso encarar um trekking de 8 quilômetros até a praia Cole Cole. Apesar de ser longo, o caminho traz uma bela recompensa: areias brancas e cenários naturais perfeitos para piqueniques.
O Tierra Atacama, na cidade de San Pedro de Atacama, baseado a 1h15 do aeroporto de Calama, por sua vez, apostou em um novo roteiro de birdwatching (observação de pássaros) no deserto ao norte do país. Com binóculos, os viajantes conseguem ver detalhes de diversas espécies que habitam a região, como taguas, gaivotas-de-franklin e flamingos.
Já o Tierra Patagonia, a uma hora do aeroporto de Puerto Natales, no extremo sul do Chile, lançou um passeio para que os visitantes entendam o comportamento dos pumas. Idealizada em parceria com a Fundação de Conservação Cerro Guido, a experiência também permite avistar animais como guanacos, ñandus, capivaras, águias, condores e carcarás, além de proporcionar vistas incríveis do vale e das Torres del Paine, as montanhas que dão nome ao Parque Nacional. Outra boa nova é que as hospedagens passaram a incluir em cortesia a navegação pelo Lago Grey, em meio às famosas geleiras.
Outra novidade para 2023 é que o tarifário da rede Tierra foi reformulado. Antigamente, os preços eram cobrados por pessoa. Agora, são por apartamento. Além disso, as tarifas de hospedagem com café da manhã não existem mais. Agora está vigente apenas o programa all inclusive, que contempla refeições, bebidas (alcoólicas da casa e não alcoólicas) e excursões em grupo. Porém, os hóspedes que reservaram suítes no Tierra Chiloé e no Tierra Patagonia ganham trasladose excursões privativas a partir da próxima temporada, que começa em outubro de 2024 e segue até abril de 2024.