Em Goiânia, considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil, incorporadoras têm apostado no conceito de revitalização. Elas criam espaços que exploram o potencial verde da capital, com foco nas pessoas.
Segundo o Índice de Progresso Social (IPS), Goiânia é a segunda capital do Brasil com a melhor qualidade de vida. O indicador avalia o desempenho das cidades conforme critérios como moradia, saneamento, saúde, bem-estar e qualidade do meio ambiente. Um dos destaques do desempenho de Goiânia é a sua área verde, que passou por processos de revitalização nos últimos anos. Como resultado, a Organização das Nações Unidas (ONU) concedeu à cidade o título de Cidade Arborizada do Mundo, destacando a importância das áreas verdes para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida.
Com foco em explorar esse potencial, muitas incorporadoras têm construído empreendimentos residenciais nas proximidades das praças, parques e bosques goianienses. Nesse sentido, as incorporadoras apostam no conceito de placemaking. Elas buscam melhorar ainda mais o ambiente urbano, proporcionando mais opções de lazer e convivência para a população. Além disso, visam oferecer novos serviços para atender às necessidades da comunidade, criando espaços que promovem a interação e o bem-estar dos moradores.
O termo placemaking (criação de lugares, em tradução livre) é uma estratégia colaborativa que busca transformar espaços. Ele destaca a relevância da participação cidadã nesse processo. Foi com esse intuito que surgiu a proposta de criação da Praça das Artes, em 2008. A proposta contou com uma parceria entre os setores público e privado, capitaneada pelo diretor da GPL Incorporadora, Guilherme Pinheiro de Lima. O espaço revitalizado, idealizado pelo artista G., está localizado no Jardim Goiás, entre as ruas 70, 71 e 73. Fogaça – tornou-se um novo point para quem busca se conectar com a natureza, a arte e a convivência comunitária.
A Importância das Áreas Verdes na Valorização Imobiliária e Bem-Estar da População em Goiânia
A Praça das Artes conta com oito obras de arte em forma de totens, que homenageiam personalidades dedicadas aos temas ligados à paz: Martin Luther King, John Lennon, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Leolídio Caiado, Cora Coralina e São Francisco de Assis. Em 2020, o local passou por uma remodelação, que incluiu uma quadra esportiva, brinquedos infantis e a reconstrução de um pet place.
Para o presidente do Conselho da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Fernando Razuk, o público goianiense valoriza viver perto de praças e parques. Ele acredita que, por essa razão, empreendimentos mais valorizados estão localizados em áreas próximas a esses espaços públicos, que aumentam a qualidade de vida. Essa tendência destaca a importância das áreas verdes para a valorização imobiliária e a qualidade de vida dos moradores, especialmente nas grandes cidades. “A Praça das Artes tem um charme muito especial, pois alia a cultura a um ambiente de lazer, com muita paz e tranquilidade”, comenta.
Estudo recente realizado em 18 países, com cerca de 16 mil pessoas e publicado na revista Environmental Research, apurou que ter a visão de áreas naturais melhora o sono. O estudo também contribui para a sensação de paz, relaxamento e tem efeitos positivos na saúde mental. Ele reforça que empreendimentos como o Mediterranè destacam-se por sua localização estratégica. Os empreendimentos Mediterranè, do lançamento GPL, SOMOS e Partini Incorporadora, estão localizados em áreas próximas a espaços naturais, o que aumenta sua valorização e qualidade de vida.
“O residencial estará localizado no Jardim Goiás, próximo ao Parque Flamboyant, e entre a Praça das Artes e o Parque da Criança, possibilitando várias alternativas de lazer junto à natureza”, ressalta Razuk.
Gentileza urbana
A implementação de gentilezas urbanas no mercado imobiliário tem desempenhado um papel importante na revitalização urbana. Além de embelezar e aprimorar a funcionalidade do espaço, ajudam a transformar e dar novo significado a áreas deterioradas. É o caso da Praça Conceito Consciente, localizada na Rua 27 com a T-50. Com 2.000 m², o projeto realizado pela Consciente Construtora e Incorporadora, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, conta com elementos que incluem um jardim sensorial com plantas aromáticas, parquinho infantil feito de madeira de reflorestamento e uma área de convivência com piso drenante, que evita alagamentos.
Além disso, a praça é equipada com iluminação em LED e placas fotovoltaicas, que garantem maior economia de energia. Para o presidente da incorporadora, Ilézio Inácio, iniciativas como essa constroem cidades mais humanizadas e com espaços públicos que geram impacto positivo na vida da população que utilizam estas áreas.
“Nosso compromisso é oferecer espaços que promovam o bem-estar da população e que, ao mesmo tempo, respeitem o meio ambiente. Projetos como a Praça Conceito Consciente, demonstram esse objetivo e a nossa visão de uma cidade mais sustentável e acessível”, afirma.
CMO Construtora Revitaliza Praças e Promove Iniciativas de Gentileza Urbana em Goiânia
Somente no último ano, a CMO Construtora realizou a revitalização de duas praças na capital goiana. A Praça José Amador, localizada em frente ao Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico, foi revitalizada e ampliada, a partir do convênio de cooperação da empresa com a Prefeitura de Goiânia e a COMURG. O local recebeu uma nova estrutura, com paisagismo, suportes para prática de exercícios ao ar livre, pet place, parquinho com brinquedos para as crianças, ambientes contemplativos e recipientes para o descarte de lixo. A praça ainda foi adotada pela construtora, dentro do Programa Adote Uma Praça, e tem todos os cuidados de manutenção feitos pela empresa.
Já a Praça CMO Flamboyant e Gastro Kids, foi pensada e estruturada para atender a toda a família com um amplo complexo gastronômico e espaço infantil com brinquedos e atividades lúdicas supervisionadas, no Alto da Glória, próximo ao Parque Flamboyant.
“A CMO tem uma tradição ligada às ações de gentileza urbana, um movimento que reflete muito o futuro da relação entre mercado imobiliário e as cidades. São iniciativas desenvolvidas para melhorar o ambiente urbano, beneficiando a convivência não somente da comunidade local, mas da população de maneira geral”, afirma Marcelo Moreira, diretor Comercial da CMO.

Parcerias público-privadas
Ao longo da última década, Goiânia recebeu outros importantes projetos frutos de parcerias público-privadas (PPPs), principalmente no desenvolvimento urbano e infraestrutura. A Dinâmica Incorporadora foi uma das pioneiras em ações dessa natureza, ao investir, junto a outras empresas, em revitalizações de praças que transformaram suas regiões.
“Podemos citar a praça da T-55 com a T-30, e a da T-23, no setor Bueno. Esta última, um espaço que se modificou completamente após a revitalização em 2012, e que teve um crescimento exponencial nos últimos anos, sendo um ponto de encontro de famílias, estudantes e de toda a vizinhança adjacente à praça”, relembra Patrícia Garrote, diretora de incorporações da Dinâmica, uma das responsáveis pela revitalização, juntamente com a EBM e Opus Incorporadora.
Outra iniciativa que transformou não apenas uma região, mas um bairro inteiro, foi a revitalização da Alameda Ricardo Paranhos em 2011. Nos anos 1980, a alameda foi um ponto de encontro. Nos anos 2000, a vida noturna impulsionou a área, tornando-se também um local para prática de exercícios ao ar livre. A partir de 2011, com a revitalização da Opus Incorporadora, o local se consolidou como um dos principais pontos de corrida e caminhada na capital, atraindo mais pessoas. Além disso, a revitalização transformou a alameda em um parque linear, proporcionando um espaço ideal para atividades ao ar livre, o que aumentou a qualidade de vida local.
“A Opus sempre investiu em ações de requalificação de espaços públicos, proporcionando para a comunidade novos locais de lazer, esporte e convivência, que também acabam valorizando os empreendimentos nas suas adjacências”, cita Guilherme Eduardo Martins, diretor de Marketing da empresa.
