Mostra cultural de escola goiana contará com mais de 10 salas interativas destaca projetos criados pelos alunos
O Colégio Fractal, localizado na unidade do Shopping Passeio das Águas, em Goiânia, realizará no dia 9 de novembro a mostra “Sábado Cultural” em uma versão ampliada e atualizada. O evento, com entrada gratuita, promete proporcionar uma experiência imersiva e rica em cultura, arte e literatura, com exposições e atividades criativas desenvolvidas pelos próprios alunos.
Os visitantes poderão explorar mais de 10 salas interativas, divididas em temas como fotografia, cinema, LIBRAS, cordel, música, Minecraft, poesia, clube do livro e assembleia da ONU. As atividades incluem mini-teatros inspirados em leituras e reflexões realizadas durante o ano letivo. A mostra promove protagonismo estudantil nas vivências de aprendizado e expressão artística.
De acordo com Waydlle Silva, professora responsável pela organização do projeto neste ano, a estrutura da feira de ciências dará lugar à imersão nos universos criados pelos alunos. Segundo a professora, a ideia é transformar a escola em um museu moderno, contemporâneo, vivo, de arte e cultura.
Um dos destaques do evento será o Cine Fractal, espaço dedicado a documentários produzidos pelos alunos, que abordam temas relevantes como a sustentabilidade e as recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Já na sala de fotografia, obras literárias brasileiras como A Vida que Ninguém Vê, de Eliane Brum, e a crônica A Morte do Fogão, de Dias Almeida, servem de inspiração para capturar momentos da realidade cotidiana e sua profundidade.
Waydlle Silva explica que todo o trabalho é feito em conjunto com os alunos e com parceiros engajados, entre os quais estão professores e ex-alunos. Segundo Waydlle Silva, professora e organizadora do evento, o Sábado Cultural deste ano pretende transformar a escola em um museu contemporâneo e interativo, onde o conhecimento e a arte ganham vida.
O Sábado Cultural é resultado do projeto Literarte, realizado pela professora Wayddle no na escola há 13 anos. Para Onésimo Ferraz do Nascimento, coordenador pedagógico bilíngue do colégio, o evento é a culminância de meses de dedicação e promove um impacto positivo não só nos alunos, mas em toda a comunidade escolar.