Gemini no Google Cloud permitirá que o Ballie ofereça aos usuários interações personalizadas e assistência domiciliar proativa; disponível em breve nos Estados Unidos e na Coreia
A Samsung Electronics Co., Ltd. e o Google Cloud anunciaram uma parceria ampliada. Por meio dessa colaboração, a tecnologia de AI generativa do Google Cloud será incorporada ao Ballie, o novo robô companheiro com Home AI da Samsung. Além disso, o Ballie estará disponível em breve para os consumidores nos Estados Unidos e na Coreia. Com isso, ele poderá realizar interações naturais e conversacionais, auxiliando os usuários na gestão do ambiente doméstico — desde ajustar a iluminação até definir lembretes e saudar pessoas na porta.
“Por meio dessa parceria, a Samsung e o Google Cloud estão redefinindo o papel da AI em casa”, disse Yongjae Kim, Vice-presidente Executivo da Visual Display Business da Samsung Electronics.
“Ao combinar o poderoso raciocínio multimodal do Gemini com os recursos de AI da Samsung no Ballie, estamos aproveitando o poder da colaboração aberta para desbloquear uma nova era de companhia de AI personalizada – uma que se move com os usuários, antecipa suas necessidades e interage de maneiras mais dinâmicas e significativas”.
O Ballie usará os recursos multimodais do Gemini, juntamente com os modelos de linguagem exclusivos da Samsung, para processar e entender uma variedade de entradas, incluindo áudio e voz, dados visuais de sua câmera e dados de sensores de seu ambiente. Isso permitirá que ele adapte seus comportamentos e respostas em tempo real. Por exemplo, se você não tiver certeza do que vestir para ir ao trabalho pela manhã, poderá pedir conselhos ao Ballie. Os usuários podem perguntar: “Ei, Ballie, como estou?” e o Ballie poderá responder com recomendações de estilo, como experimentar novos acessórios ou adicionar uma camisa colorida.

Tecnologia que cuida de você
Com o raciocínio aprimorado habilitado pelo Gemini, o Ballie poderá ajudar os usuários a gerenciarem não apenas sua casa, mas também sua saúde e bem-estar. Por exemplo, um usuário poderia dizer ao Ballie: “Estou me sentindo cansado hoje”. Nesse contexto, o Ballie poderia usar a base do Gemini na Pesquisa Google para oferecer conselhos personalizados sobre como melhorar os níveis de energia. Além disso, ele compartilharia recomendações de fontes confiáveis sobre como fazer mais exercícios, otimizar o ambiente de sono ou monitorar padrões de descanso.
O anúncio dessa parceria se baseia na integração bem-sucedida, no ano passado, do Gemini no Google Cloud na série de smartphones Galaxy S24 da Samsung. Com o Ballie, a Samsung e o Google Cloud estão explorando como levar sua colaboração de AI generativa a uma gama maior de dispositivos.
“Com o Gemini no Google Cloud, a Samsung está demonstrando como implantar AI generativa em escala, integrando-a diretamente no coração dos seus produtos populares”, disse Thomas Kurian, CEO do Google Cloud.
“Essa parceria ampliada com a Samsung ressalta nosso compromisso de fornecer AI confiável e de nível empresarial que gera valor duradouro para nossos clientes – e seus clientes”.
Para saber mais sobre o Samsung Ballie, acesse no link aqui.
