De 25 a 27 de abril, o Senac Goiás qualifica futuros baristas, com conteúdo voltado às tendências do mercado atual de cafés
Com o crescimento do consumo de cafés especiais e o fortalecimento da cultura do café no Brasil, a qualificação profissional na área ganha cada vez mais relevância. Nesse contexto, a instituição do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, presidida por Marcelo Baiocchi Carneiro, lança mais uma iniciativa voltada à formação de profissionais do setor. Além disso, essa instituição é integrante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por fim, a CNC é presidida por José Roberto Tadros.
O curso premium “Formação Básica para Barista: Métodos de Preparo de Cafés” ocorre de 25 a 27 de abril. Além disso, oferece uma capacitação intensiva e prática na Cafeteria Estação 14, no Setor Marista. Com 16 horas de carga horária, é possível realizar a inscrição no site do Senac Goiás. Assim, a formação atende tanto profissionais quanto iniciantes que desejam se aprofundar na arte do preparo do café.
“A missão do Sistema Fecomércio é promover o desenvolvimento econômico e social por meio da educação profissional, cultura, lazer e qualidade de vida. O curso de barista é uma oportunidade de formação alinhada ao que há de mais atual no mercado de cafés especiais”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro.
Para o diretor regional do Sesc e Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim a formação reforça o papel da instituição na qualificação de novos profissionais:
“O Senac atua de forma estratégica na capacitação de profissionais para setores que estão em constante crescimento, como o de alimentação e bebidas. Essa formação prepara o aluno não apenas para o mercado, mas para empreender com conhecimento técnico e sensibilidade”.

Sobre o curso
Durante três dias de aulas, os alunos aprenderão na prática os principais métodos de preparo de cafés, além de receberem uma introdução à análise sensorial.
“Curso prático que ensina métodos de preparo de café e análise sensorial, voltado tanto para iniciantes quanto para quem já atua na área. É uma ótima oportunidade para entrar ou se atualizar no mercado de cafés especiais”, explica o coordenador de gastronomia do Senac Goiás, Márcio Zago.
A formação também aborda a diferença entre cafés comerciais e cafés especiais. Além disso, serão discutidos os processos de pós-colheita e seus impactos no sabor. Também apresentaremos os parâmetros básicos para extração do expresso, como moagem, tempo e dose. Ademais, a formação inclui métodos de preparo do café, tanto filtrados quanto expresso, e noções iniciais de análise sensorial.
Pablo Jaime, barista com ampla experiência no setor, ministrará o curso. Ele possui expertise em gestão de cafeterias, consultoria para novos negócios, treinamento de equipes e produção de eventos focados no universo dos cafés especiais.
Com um valor promocional de R$ 470,00, o curso oferece uma formação completa em um curto período, ideal para quem deseja se inserir rapidamente no mercado ou aprimorar técnicas já utilizadas no dia a dia profissional.

Fotos: Reprodução Senac Goias