Já se foi o tempo em que o teto era um mero figurante em projetos décor, lembrado apenas quando lustres ou outros acessórios chamativos atraíam os olhares das pessoas. A pintura de tetos domésticos se tornou tendência em designs de interiores por permitir toques de ousadia e modernidade ao ambiente sem perder a tão desejada sensação de acolhimento.
Antes de colorir a parede de cima, é ideal planejar o layout do espaço para que haja harmonia na definição das paletas de cores de todo o ambiente e assim alcançar o resultado esperado. Confira cinco motivos para investir na transformação do espaço usando apenas as cores: 1 – Dá vivacidade ao corredor O corredor pode ser muito mais do que um espaço para transição de ambientes. O teto do corredor com paleta mais escura personaliza o traçado do corredor, como um tapete invertido. Além disso, esse tipo de pintura dá a sensação de que as paredes laterais, em tons suaves, são maiores. Explore quadros grandes e verticais, assim como espelho vertical do rodapé ao teto em um lado da parede lateral, que faz aumentar a profundidade do espaço. Caso o teto apresente imperfeições, utilize tintas que acumulam as funções de seladoras e pintura. “As cores favorecem a observação de pequenos desníveis na superfície. Além disso, a iluminação no teto fica mais próxima dando ainda mais projeção a eventuais imperfeições. O ideal é que sejam usadas tintas que selam e pintam, conhecidas como 2 em 1, porque a selagem preenche esses pequenos espaços e nivela a superfície, e a tinta leva a cor e o brilho, proporcionando um acabamento muito mais interessante”, explica Jorge Holanda, Gerente de Relacionamento Técnico do Grupo Iquine. 2- Ousadia em espaços com paredes brancas Indicação interessante para quem pretende dar um up no visual doméstico mas que não abre mão de decorações mais sóbrias. Cores na parte de cima puxando por tonalidade mais escura, mas não preta, cria um aspecto moderno ao espaço sem precisar de outros atrativos. Aos mais conservadores no quesito decoração, os tons suaves em cinza ou pastéis são boas sugestões para tetos, pois se aproximam do branco e promovem uma diferenciação suave. Os tons neutros nas laterais ajudam a refletir mais luzes e dar mais profundidade à área, principalmente em espaços com entrada de luz solar.
3- Acentua sancas e outros acessórios decorativos
Tetos em tonalidades mais escuras criam contrastes quando as paredes laterais são em cores claras. Esse jogo de cores naturalmente nos convida a apreciar a decoração na parte superior. Ótima dica para realçar sancas, fitas LED, prateleiras e plantas colocadas estrategicamente no alto. A pintura do teto traz maior intimismo aos espaços, principalmente para ambientes grandes ou médios.
A parede de cima ganha identidade e reforça a decoração do lar. A tinta Papoula 2262, da Iquine, é um roxo moderno que varia para vinho e rosa intenso dependendo da intensidade de iluminação sobre ela, criando diferentes perspectivas somente com a definição e posicionamento das luzes.
4 – Delimita área
Esse é outro trunfo de quem investe na decoração do teto. Imagine um espaço com uma mesa imponente em que o teto sobre esta área possui cor diferente de outros espaços. Essa estratégia de colorir o teto em cima de uma mesa, por exemplo, cria um ponto focal que automaticamente desperta a atenção.
A diferenciação da cor do teto em relação às outras paredes também dialoga com as tendências de espaços multifuncionais, onde os cômodos da casa são integrados para dar mais amplitude ao espaço. O teto colorido de um determinado ambiente ajuda a delimitar áreas, como uma divisória branda, diferentemente de divisórias comuns que criam barreiras para a passagem.
5- Moderniza o banheiro
O banheiro é um espaço que também pode surpreender quando se fala em design. A escolha de uma cor intensa envelopando todo o espaço é um aviso de que aquele lugar é diferente de tudo o que se tem em casa e que pode sim ser um dos cartões postais de casa.
A ideia de renovar o espaço usando um tom vibrante, como um vermelho Urucum 1087, da Iquine, ganha ainda mais poder quando os demais utensílios do banheiro puxam para uma cor suave.
Decoração ao estilo industrial também confere valor especial ao espaço sem ser tão intenso, pois mistura traços modernos e rústicos. Esse tipo de decoração fica ainda mais interessante para lugares que já reúnem elementos mais antigos e que podem ganhar roupagem mais moderna sem perder sua essência.