O hotel, inaugurado em 2008 e pioneiro da rede Tierra Hotels, fundada pela família Purcell, da estação de esqui Portillo, renovará completamente suas instalações em um projeto que terá início em 1º de abril deste ano e duração aproximada de 11 meses.
O hotel Tierra Atacama, da rede chilena Tierra Hotels, passará por uma renovação total a partir de 1º de abril, que terá duração de 11 meses e custo de US$ 12 milhões.
“Esta alocação substancial de recursos se concentrará em oferecer uma experiência renovada, alinhada com as expectativas modernas de hospitalidade. Os pilares deste redesign estão baseados nos valores originais e buscam preservar as características que têm definido a identidade deste hotel pioneiro da marca”, afirmou Pablo Lundahl, Gerente Geral da rede Tierra Hotels.
Fiel à sua essência, a nova proposta terá foco na mão de obra local e materiais autóctones para manter a essência única do Tierra Atacama. Liderada por seu fundador Michaell Purcell, a equipe inclui os arquitetos Rodrigo Searle e Matías González, mentes criativas por trás do design original, cuja interpretação imersiva do ambiente é o núcleo do projeto.
O paisagismo renovado será realizado pelo estúdio de Teresa Moller, cujo enfoque em trazer a natureza de acordo com a sensibilidade cultural foi o que motivou a restauração original deste terreno de 5 hectares em San Pedro de Atacama.
As designers Alexandra Edwards e Carolina Delpiano, responsáveis pelo design dos três destinos Tierra, estarão encarregadas da transformação total dos espaços interiores: a redistribuição da área de recepção, do bar e da sala de estar aproveitará a luz natural, sendo energeticamente eficiente. As renovações da lareira central, da adega de vinhos e da área de excursões, juntamente com a incorporação de uma cozinha de conceito aberto, serão algumas das inovações contempladas para os espaços comuns.
O redesign dos quartos oferecerá aos hóspedes espaços mais amplos e modernos, juntamente com a incorporação de quatro suítes com generosos terraços externos, projetadas para maximizar as vistas icônicas do Deserto do Atacama.
A paleta de cores e os materiais escolhidos, como madeira, mármore travertino proveniente de pedreiras locais e tons de azul profundo, evocarão diferentes elementos da natureza circundante, para complementar a essência da identidade renovada do Tierra Atacama. Mais de 40 artesãos e designers serão responsáveis por criar peças distintivas para cada canto, adicionando qualidade, beleza e um sentido de pertencimento cultural à narrativa do hotel.
“Ao longo dos anos, valorizamos profundamente nossas relações com hóspedes, parceiros comerciais e fornecedores locais. Durante o fechamento temporário do Tierra Atacama, continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com todos eles, mantendo-os informados sobre o progresso do projeto”, conclui Pablo Lundahl.