Assinada pelos artistas Ju e João, exposição traz obras que retratam e enaltecem a beleza afro-brasileira por meio de técnica que utiliza fitas adesivas e isolantes
Após dois meses em cartaz, a exposição de arte Ancestralidade Dourada chega à reta final na galeria de arte do Lowbrow Lab Arte & Boteco. Sexta-feira (16) e sábado (17) são os últimos dias para conferir os trabalhos dos artistas Jullyanderson Carvalho e João Paulo Pigosso, mais conhecidos como Ju e João, que retratam e enaltecem a beleza afro-brasileira por meio de técnica que utiliza fitas adesivas e isolantes. A visitação é gratuita e pode ser realizada das 19h à meia-noite.
Com curadoria de Roan, a mostra retrata a beleza e a identidade cultural afro-brasileira, reconhecendo a sua importância histórica e os seus valores, que estão profundamente inseridos na nossa sociedade. “Nas obras expostas, são representadas, com muita admiração e respeito, a beleza e importância histórica da mulher negra e do povo Kalunga, e cantores negros que transmitem mensagens profundas e relevantes sobre amor, respeito e ancestralidade em suas canções”, contam os artistas.
Por meio de vários tipos de materiais adesivos que resultam em obras de arte únicas e imersivas, para esta mostra, Ju e João retratam a pele negra com adesivo dourado espelhado, remetendo ao ouro e refletindo o observador, trazendo a ideia de que todos nós, de alguma forma, estamos interligados à essa ancestralidade tão rica e preciosa. “Uma riqueza muito além do ouro”, enfatizam.
Além das obras criadas para a exposição Ancestralidade Dourada, os artistas também levaram para a galeria do Lowbrow a série “DescArtes”, na qual criam telas abstratas utilizando todos os retalhos de materiais que seriam descartados durante a criação das obras figurativas. “Essas telas abstratas contam a história por trás das criações tão minuciosas e detalhistas, imergindo o observador em uma atmosfera cheia de movimentos aleatórios e contrastes profundos, levantando a reflexão sobre Arte e sustentabilidade”, revelam.