Vitamina C: dermatologista explica como o ativo pode ser um grande aliado contra a oxidação e o desgaste precoce da pele

No momento, você está visualizando Vitamina C: dermatologista explica como o ativo pode ser um grande aliado contra a oxidação e o desgaste precoce da pele

Da rotina mais simples à mais complexa, cuidar do maior órgão do corpo humano vai muito além de estética – é questão de saúde e bem-estar

Conhecida por sua versatilidade, a vitamina C é um antioxidante encontrado naturalmente em alimentos cítricos. Responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico, o ativo atua contra os radicais livres, agentes que são a principal causa para o desgaste precoce e pela deterioração das fibras de colágeno – importantes para manter a pele firme e saudável.

Fundamental não só para o organismo como também para a pele, o ativo, em sua forma tópica, contribui para deixar a derme mais saudável. Tudo isso graças à sua ação antioxidante que estimula a produção de colágeno, além de ser uma grande aliada nos cuidados com a pele madura.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a oxidação é um dos principais fenômenos que agem no desgaste da derme. O fator altera a função das células e danifica o metabolismo celular, o que faz com que a pele tenha um processo de regeneração mais lento. Quando combinada a fatores externos, como a luz solar em excesso sem proteção e até mesmo a má alimentação, pode potencializar a perda de viço e luminosidade facial.

“Fatores intrínsecos e extrínsecos, como estresse, poluição, exposição solar e hormônios, podem estimular a formação de substâncias oxidantes (ROS), que causam envelhecimento precoce e danos celulares, ou seja, oxidação celular. A vitamina C atua como um agente antioxidante eficaz, bloqueando a ação de ROS e protegendo as células”, afirma a dra. Maria Paula Del Nero, da SBD.

Com o passar dos anos, é natural que o corpo passe por mudanças fisiológicas que refletem em características gerais. A dermatologista explica que todos os tipos de pele precisam de cuidados. Mas, após os 40 anos, o metabolismo torna-se mais lento, e as transformações impactam diretamente na saúde da pele. Com a perda de água e devido à queda hormonal, a rotina de skincare necessita de cuidados específicos.

Dermocosméticos tecnológicos com ultraconcentração de vitamina C

A vitamina C em sérum ou creme atua como um poderoso antioxidante, capaz de diminuir o estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento precoce e uniformizando a pele. Ainda, quando associada ao protetor solar, a vitamina C aumenta a eficácia da proteção contra os raios solares e ajuda a prevenir o eritema, que é a vermelhidão causada pela exposição ao sol.

Atenta às necessidades do consumidor e às principais tendências do segmento de cuidados faciais, Botik, marca de cuidados faciais de alta performance do Boticário, apresenta ampliação de portfólio com o lançamento da linha completa Botik Vitamina C, com ativos potentes que uniformizam e realçam a luminosidade natural da pele. Os quatro novos itens unem ingredientes capazes de formar um escudo protetor contra os agressores diários e o estresse oxidativo, formando um escudo antioxidante e blindando-a desde o primeiro uso.

Com produtos que entregam todo o cuidado necessário para a derme, o grande diferencial de Botik está em suas fórmulas, desenvolvidas e testadas para a pele brasileira, com tecnologia e alta concentração de ativos que são “padrão-ouro” na dermatologia, utilizados para atender às necessidades dos consumidores, em especial o público 40+, que possui um tipo de pele mais madura e exige fórmulas e cuidados específicos.

Botik foi lançada em 2020, trazendo inovação ao mercado de beleza ao explorar ativos poderosos e de alta performance para o cuidado facial, com qualidade, eficácia e tecnologia de ponta. Hoje, o portfólio completo compreende o uso para uma rotina básica, com itens essenciais, como vitamina C e ácido hialurônico; ou ainda para rotinas e tratamentos com ácidos potentes, como retinol puro e glicólico; além de outros ativos, como peptídeos e ácidos kójico, mandélico, salicílico e tranexâmico – que atendem a diferentes necessidades, como flacidez, oleosidade e manchas.

Deixe um comentário